Menu
Mundo

BAA anuncia venda do aeroporto de Gatwick

Arquivo Geral

21/10/2009 0h00

O operador dos principais aeroportos britânicos BAA, propriedade do grupo espanhol Ferrovial, anunciou hoje a venda do aeroporto londrino de Gatwick a uma entidade controlada pela Global Infrastructure Partners.

Em comunicado remitido à Bolsa de Londres, BAA indica que este fundo de infraestrutura pagará 1,510 bilhão de libras (cerca de 1,661 bilhão de euros, US$2,486 bilhões) por 100% do capital.

No ano passado, a Comissão da concorrência inglesa exigiu a BAA que vendesse os aeroportos londrinos de Gatwick e Stansted e um dos dois escoceses – Glasgow ou Edimburgo – por considerar que afetava a concorrência.

Na nota divulgada hoje, o operador assinala que do preço estipulado para a venda, 55 milhões de libras (cerca de 60 milhões de euros) estarão condicionadas ao rendimento do tráfego e da futura estrutura do capital do comprador.

Os lucros da venda serão utilizados principalmente para pagar parte da atual dívida de BAA.

No comunicado, o operador lembra que anunciou seus planos de venda de Gatwick em setembro de 2008, antes que terminasse a investigação da Comissão da concorrência sobre o mercado dos aeroportos do Reino Unido.

O executivo-chefe de BAA, Colin Matthews, ressaltou hoje que Gatwick, ao que qualificou como um dos aeroportos “internacionais líderes”, foi sempre parte central da BAA.

“BAA – especificou – se concentrará em melhorar Heathrow e outros aeroportos”.

A venda está submetida à autorização da Comissão Europeia e se espera que seja concretizada no próximo mês de dezembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado