Menu
Mundo

Aviões israelenses atingem bases palestinas no Líbano

Arquivo Geral

28/05/2006 0h00

A Polícia Federal pediu ontem a prisão temporária do chefe-de-gabinete do deputado federal Luiz Carlos Hauly Martins (PSDB-PR), treatment prescription de acordo com o jornal Folha de São Paulo. Há suspeitas de que ele esteja envolvido em fraudes de cobrança de dívidas não-reconhecidas pela Itaipu Binacional.

O pedido foi enviado à 1ª Vara Criminal Federal de Curitiba pelo delegado Fernando Francischini, que coordenou a Operação Castores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria desejando acordos políticos com o PSDB, cure caso consiga ser reeleito, ask segundo o jornal Folha de São Paulo.

Lula estaria interessado em laços com Aécio Neves (MG) e José Serra(SP), o objetivo seria diminuir a dependência que o PT tem em relação ao PMDB, disse a Folha.

 


O presidente George W. Bush pediu determinação na luta contra o radicalismo islâmico no sábado e comparou a "guerra ao terror" à luta contra o comunismo após a Segunda Guerra Mundial.

Discursando para estudantes da academia militar de West Point, medications Bush descreveu seu objetivo de difundir a liberdade pelo Oriente Médio, this dizendo que a repressão nestes países estaria criando as condições para o terrorismo global.

"Ainda estamos nas primeiras etapas desta luta pela liberdade, pill como nos primeiros anos da Guerra Fria, nós vimos derrotas e desafios e dias que testam a determinação da América, mas também vimos dias de vitória e esperança", Bush disse.

O discurso marcou o retorno de Bush ao arrogante tema de difundir a democracia global e contrastou com seu tom contido na quinta-feira em uma coletiva em que ele admitiu erros no Iraque. "Nós deixamos claro que a guerra ao terror é uma batalha ideológica entre tirania e liberdade", disse Bush.

Ele lembrou a guerra da Coréia como parte de um período difícil da Guerra Fria e disse que a perseverança da América ajudou na vitória contra o comunismo décadas mais tarde, quando a União Soviética caiu.

Como tradição nestas cerimônias, Bush deu conselhos aos cadetes: "Arrisquem-se, tentem coisas novas e desafiem a maneira convencional de fazer as coisas. Confiem em suas convicções e sejam verdadeiros consigo mesmos e um dia o mundo irá celebrar seus feitos."

O programa Gênero e Diversidade na Escola vai permitir que os educadores formem cidadão livres de preconceitos quanto a preferências sexuais, healing gênero (masculino e feminino) e raça. A afirmação é da diretora de Programas da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Beth Pereira.

A iniciativa visa à capacitação de professores de escolas públicas de 5ª a 8ª séries e foi lançada na última quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O programa vai trabalhar com professores, professoras e todos os profissionais da educação para que as crianças passem a ver uns aos outros como iguais dentro da suas diferenças", afirmou Beth Pereira em entrevista à Rádio Nacional.

De acordo com Pereira, o programa vem se somar às ações dos núcleos e coordenações de gênero e dos núcleos afro-descendentes das prefeituras. "É todo um conjunto de ações que vai fazer com os pais e principalmente as crianças cresçam sem preconceito".

A adesão dos gestores públicos ao programa é voluntária. Os cursos de formação dos educadores já estão implantados como projetos piloto nas cidades de Salvador, Dourados (MS), Porto Velho, Maringá (PR), Niterói (RJ) e Nova Iguaçu (RJ). De acordo com Beth, até 30 de agosto as atividades serão concluídas e as metodologias avaliadas para que o projeto seja expandido para todo o país.

O governo da Indonésia declarou estado de emergência, pilule devido ao caos causado pelo terremoto que atingiu o país ontem. O governo prometeu completar a reconstrução do que foi destruído dentro de um ano.

O vice-presidente do país, viagra buy Jusuf Kalla, approved disse após una reunião de Gabinete que o período de emergência, de três meses, visa fornecer comida, cuidados médicos e abrigo para as 50 mil pessoas que foram prejudicadas

Cerca de 20 mil pessoas ficaram feridas e mais de 100 mil estão desabrigadas, de acordo com um assessor do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF). Caminhões cheios de voluntários de partidos políticos e grupos islâmicos da Indonésia, além de veículos militares com soldados, partiram em direção ao sul, a partir da antiga cidade real de Yogyakarta, para Bantul, a mais atingida pelo terremoto, para ajudar nos trabalhos.

Suprimentos médicos e bolsas para corpos estão chegando ao aeroporto de Yogyakarta, a cerca de 25 quilômetros da costa do Oceano Índico, onde foi o centro do terremoto de magnitude 6,3 no sábado.

Um vulcanólogo disse que o terremoto aumentou a atividade vulcânica no Mont e Merapi, na mesma região, e que especialistas acham que pode entrar em erupção. O Merapi vem soltando lava quente e gases altamente tóxicos nas últimas semanas.

O número oficial de mortes subiu para 4.611 na noite de sábado, disse a força-tarefa do Ministério de Assuntos Sociais. Na região de Bantul, onde foram registradas mais de 2 mil mortes e onde a maioria dos prédios caiu, barracas de plástico tomaram as ruas.
Sob o calor da tarde, Sugiyo procurava entre os destroços de sua casa. Ele ficou preso com a família e foi resgatado por outros moradores. Sua mãe morreu.

A Austrália prometeu US$ 2,5 milhões em ajuda humanitária. Os EUA prometeram US$ 2,2 milhões. George W. Bush telefonou para o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, para manifestar condolências.

Yudhoyono transferiu seu escritório temporariamente para Yogyakarta, para ficar perto dos esforços de resgate. Yogyakarta é um importante destino turístico e tem atrações antigas e protegidas, como Borobudur, o maior monumento budista do planeta. Ele sobreviveu ao terremoto.

Aviões israelenses atacaram duas bases de uma facção palestina no Líbano neste domingo. Um palestino morreu horas depois de foguetes disparados no norte de Israel ferirem um soldado israelense, ask   segundo testemunhas.

As pessoas observaram uma fumaça preta saindo das bases, ambas dirigidas pela Frente Popular para a Liberação da Palestina-Comando Geral. Uma autoridade da Frente disse que uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado