Menu
Mundo

Avalanche na Califórnia deixa dez esquiadores desaparecidos

Incidente ocorreu na Serra Nevada em meio a uma tempestade, com seis sobreviventes aguardando resgate.

Redação Jornal de Brasília

18/02/2026 8h55

ten skiers missing in california avalanche

Foto por HANDOUT / NEVADA COUNTY SHERIFF’S OFFICE / AFP

Dez esquiadores estão desaparecidos após uma avalanche no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, desencadeada em meio a uma tempestade intensa.

O incidente foi registrado por volta do meio-dia de terça-feira (17) na zona de Castle Peak, na Serra Nevada, segundo o Departamento do Xerife do Condado de Nevada. Os esquiadores faziam parte de um grupo de 16 pessoas, incluindo quatro guias, que foram atingidos pela avalanche.

Seis membros do grupo sobreviveram e estão em comunicação com as autoridades por meio de dispositivos de emergência, capazes de enviar mensagens de texto. Eles se refugiaram em uma área improvisada com uma lona e aguardam resgate, fazendo o possível para sobreviver, conforme relatou o capitão Russell Greene à emissora local KCRA-TV.

As operações de busca e salvamento contam com 46 equipes de emergência, utilizando esquis, veículos de neve e máquinas de neve. No entanto, os esforços prosseguem com cautela devido ao elevado risco de novas avalanches. ‘É um processo lento’, destacou Greene, explicando que várias formas de locomoção estão sendo empregadas para chegar ao local.

Anteriormente, o Centro de Avalanches da Serra Nevada havia emitido um alerta para terça-feira, válido até a manhã de quarta-feira, alertando para o risco elevado de avalanches em zonas rurais, com possibilidade de grandes deslizamentos durante a noite de terça e início da quarta.

A região enfrenta várias tempestades com chuvas fortes e acumulação significativa de neve em altitudes elevadas. A área do Lago Tahoe, próxima ao local, registrou 60 a 90 centímetros de neve nova nas últimas 36 horas, com precipitação contínua a 50 a 100 centímetros por hora, de acordo com Brandon Schwartz, diretor do Sierra Avalanche Center.

Devido ao clima extremo, várias estâncias de esqui ao redor do Lago Tahoe foram total ou parcialmente fechadas. Autoridades de outros condados se juntaram à busca pelas pessoas desaparecidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado