Menu
Mundo

Autoridade russa confirma que acidente com trem foi atentado

Arquivo Geral

28/11/2009 0h00

O descarrilamento do trem “Nevski Express”, que deixou pelo menos 30 mortos, foi provocado pela explosão de uma bomba, confirmou hoje o chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB), Serguei Biortnikov.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Procuradoria Geral, Vladimir Markin, também confirmou que “é um atentado” terrorista.

A explosão causou um buraco de um metro e meio de profundidade na via, precisou.

“Segundo dados preliminares, foi a explosão de uma bomba de fabricação caseira com uma potência equivalente a sete quilos de TNT”, informou Biortnikov, em reunião com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.

Segundo Markin, “o número exato de mortos e feridos está sendo avaliado”.

Antes, a Procuradoria Geral informou sobre 30 mortos e 96 feridos.

Ao mesmo tempo, cresce a quantidade de feridos em estado grave, que já supera 50%.

A Procuradoria Geral anunciou a instrução de causa de acordo com os artigos 3/205 (atentado terrorista) e 222 (trânsito ilegal de explosivos) do Código Penal da Rússia.

Por enquanto, as autoridades russas não precisam de quem poderia ser a autoria do possível atentado, e nenhum grupo terrorista assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Em consequência da explosão, os três últimos vagões do trem de alta velocidade “Nevski Express” – que fzia a rota de Moscou a São Petersburgo – descarrilaram.

Este seria o segundo atentado terrorista contra o Nevski Express em pouco mais de dois anos. Em 13 de agosto de 2007, um atentado com explosivos provocou o descarrilamento do mesmo trem.

Aquele ataque terrorista deixou 60 feridos e causou danos avaliados em cerca de 240 milhões de rublos, mais de US$ 10 milhões na taxa de câmbio da época.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado