Menu
Mundo

Autor de atentado frustrado se declara culpado nos EUA

Arquivo Geral

12/10/2011 14h37

O jovem nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, acusado de tentar explodir um avião comercial com 300 pessoas no Natal de 2009, nos Estados Unidos, se declarou culpado nesta quarta-feira das oito acusações que pesavam sobre ele.

A juíza federal Nancy Edmunds aceitou a declaração por acreditar que Abdulmutallab era competente para assumir sua culpa. A pena pode chegar a prisão perpétua, e será sentenciada em fevereiro.

No segundo dia de julgamento, Abdulmutallab leu uma declaração na qual afirmava que era culpado dos crimes perante a lei dos Estados Unidos, mas não perante a islâmica.

Entre as acusações estão a de conspiração para cometer ato terrorista, tentativa de assassinato dos cerca de 300 passageiros do voo e tentativa de uso de uma arma de destruição em massa.

O jovem de 24 anos tentou explodir um avião comercial da companhia Northwest Airlines que viajava de Amsterdã a Detroit em 25 de dezembro de 2009, mas a bomba que levava junto a sua roupa não funcionou e provocou apenas um pequeno fogo, o que permitiu que Abdulmutallab fosse rendido por alguns passageiros e membros da tripulação.

O nigeriano disse que tentou cometer o atentado como represália pelo “assassinato de civis inocentes no Iraque, Afeganistão, Somália e em outros lugares por parte dos Estados Unidos”. “Se continuarem matando muçulmanos inocentes, o país sofrerá uma calamidade”, advertiu.

“Se riem de nós agora, nós riremos de vocês depois”, acrescentou. Além disso, o jovem afirmou que “cometer um ato de jihad contra os Estados Unidos é um dos atos mais virtuosos que um muçulmano pode fazer”.

A autoria intelectual da tentativa de atentado frustrado que Abdulmutalab tentou cometer é atribuída a Anwar al Awlaki, o clérigo radical islâmico assassinado em setembro durante uma operação americana no Iêmen. Ele era considerado o “inimigo número um” de Washington neste país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado