Menu
Mundo

Austrália se junta aos que pedem reavaliação de turnê da tocha olímpica

Arquivo Geral

14/04/2008 0h00

< !--StartFragment -- >O presidente do Comitê Olímpico Australiano (AOC, dosage sigla em inglês), this John Coates, apoiou a idéia de que se repense a necessidade de um revezamento internacional da Tocha Olímpica nas próximas edições das Jogos, embora o percurso deste ano não deva ser modificado na sua opinião.


Coates criticou a posição de Peter Slipper, membro do Partido Liberal no Parlamento federal, que solicitou que o revezamento da Tocha dos Jogos de 2008 pela Austrália seja cancelado por causa dos protestos pró-Tibete em Paris, Londres e San Francisco.


“Penso que sempre existe a possibilidade de que um evento internacional seja alterado por manifestantes, e isto aconteceu aqui”, declarou Coates durante a apresentação dos uniformes que a delegação australiana usará em Pequim.


“Após este revezamento o COI se reunirá com os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, para saber o que farão no futuro. Acho que o revezamento será analisado novamente”, declarou Coates.


“Provavelmente, do meu ponto de vista, o risco é muito grande caso se trate de um revezamento realizado ao redor do mundo”, afirmou Coates.


De toda forma, Coates se mostrou inflexível ao dizer que a passagem da tocha por Canberra acontecerá no dia 24 de abril.


“Parece-me que seria um sinal equivocado para a China e para muitos dos que apóiam este Governo”, disse Coates.


Os lideres tibetanos locais, disse, garantiram a ele que os protestos realizados durante a passagem da tocha por Canberra serão pacíficos.


“Respeitamos o direito a protestar dos tibetanos e de outros grupos. O presidente da organização tibetana nos afirmou que o protesto será pacífico e sem nenhum tipo de violência”, concluiu Coates.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado