Menu
Mundo

Aumenta para 570 o número de mortos em terremoto na Turquia

Arquivo Geral

28/10/2011 9h08

O número de mortos no terremoto na província de Van aumentou para 570 nesta sexta-feira, enquanto os sobreviventes pedem mais ajuda ao Estado turco, principalmente barracas de campanha para proteger os sobreviventes das duras condições meteorológicas.

Em seu último comunicado, a Agência de Gestão de Desastres e Situações de Emergência (AFAD) do Governo turco afirmou hoje que o terremoto de 7,2 graus na escala Richter deixou 2.555 pessoas feridas.

Até agora, 187 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros dos edifícios destruídos pelo terremoto, o último deles Serhat Tokay, um adolescente de 13 anos que conseguiu sobreviver 108 horas soterrado em Ercis.

Também está em bom estado a pequena Azra, a bebê de pouco mais de duas semanas de vida que foi resgatada na terça-feira, segundo declararam hoje os médicos de um hospital de Ancara, para onde foi transferida junto com sua mãe.

Enquanto isso, os sobreviventes enfrentam o intenso frio que castiga a província de Van. Os serviços meteorológicos estatais preveem que até a próxima segunda-feira as temperaturas na região oscilem entre -3ºC e 9ºC, com bastante neve e chuva.

Alguns desabrigados que falaram com a imprensa turca se queixam que barracas de campanha roubadas no assalto de vários caminhões de ajuda são vendidas por 80 euros.

Nihayet Araz, uma mulher de 55 anos, destacou em declarações à agência pró-curda “Firat” que as pessoas agora não precisam de pão, mas de barracas.

“Eu sou velha e não me preocupo em morrer. Mas o que acontecerá com todas estas crianças? Não morremos pelo terremoto, mas morreremos pelo frio”, lamentou.

A Turquia aceitou há dois dias a ajuda internacional, e Israel – um país com o qual mantém tensas relações – foi o primeiro a enviar sete casas pré-fabricadas, uma das principais demandas, já que permitiriam alojar os desabrigados até a reconstrução de suas casas.

Espanha, Armênia, Suíça, Ucrânia, Cazaquistão e Azerbaijão também enviaram barracas, cobertores e sacos de dormir, que começaram a chegar nesta quinta-feira.

De acordo com os últimos dados do Instituto de Estatística da Turquia, a província de Van contava no final do ano passado com pouco mais de um milhão de habitantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado