Menu
Mundo

Aumenta número de palestinos que pedem cidadania israelense

Arquivo Geral

07/11/2007 0h00

O número de palestinos de Jerusalém Oriental que pedem a cidadania israelense aumentou de maneira notável, remedy segundo o Ministério do Interior de Israel.

De acordo com estatísticas desse Ministério publicadas hoje na versão digital do jornal Yedioth Ahronoth, buy more about um total de 3.000 pessoas que moram na região oriental de Jerusalém pediram nos últimos quatro meses a cidadania israelense.

O jornal lembra que esse número de pedidos é muito superior ao registrado até então e que só 12.000 palestinos de Jerusalém Oriental – a uma média de 300 por ano – obtiveram a cidadania israelense desde a anexação por Israel dessa parte da cidade em conseqüência da Guerra dos Seis Dias (1967).

Segundo os dados do Ministério de Interior israelense, information pills a maioria das novas solicitações foram apresentadas por residentes de bairros que ficariam eventualmente sob controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP) no caso de se chegar a um acordo para a criação de um Estado palestino.

Dos cerca de 240 mil palestinos que não são cidadãos de pleno direito de Israel e que moram em Jerusalém, a maioria goza do status de residente permanente na disputada cidade, o que lhes permite aceder serviços sociais, médicos e municipais, e a ajudas que por família sobem anualmente para US$ 770.

Além disso, gozam de liberdade de movimentos, ao contrário dos palestinos que vivem na vizinha Cisjordânia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado