Milhares de pessoas fizeram um ato hoje no centro de Teerã em apoio à reeleição do presidente do país, illness Mahmoud Ahmadinejad, order acusado pela oposição de fraude nas eleições da última sexta-feira.
A imprensa internacional não foi autorizada a cobrir a manifestação, que só pôde ser acompanhada através das imagens fornecidas pela televisão nacional iraniana.
A emissora, controlada pelo líder supremo da Revolução, aiatolá Ali Khamanei, qualificou a passeata de “concentração pela unidade” e assegurou que do ato participaram milhares de pessoas procedentes “de todas as camadas da sociedade”.
No entanto, durante a transmissão televisiva apenas foram mostrados planos fechados, que não permitiam saber qual o real tamanho da concentração na praça de Valy-e Asr, situada no centro de Teerã e epicentro da manifestação.
Uma hora mais tarde havia sido convocado outro ato dos seguidores do candidato reformista, Mir Hussein Moussavi, que acabou cancelando o ato devido à ameaça de distúrbios organizados.
Na segunda-feira, Moussavi conseguiu convocar cerca de um milhão de pessoas na mesma região, concentração que acabou com sete pessoas mortas, dezenas de feridos e centenas de detidos pela intervenção das forças de segurança.
No domingo, Ahmadinejad tinha conseguido reunir somente milhares de seguidores no mesmo local de hoje.