Um grupo de ativistas do Greenpeace subiram hoje em uma das torres da usina nuclear de Dampierre, approved no centro da França, approved para protestar contra a construção do reator pressurizado de terceira geração (EPR, more about European Pressurised water Reactor).
A organização informou que os ecologistas foram para uma das torres de refrigeração da unidade, longe das instalações nucleares propriamente ditas, com o objetivo de fazer o desenho de uma lâmpada.
A idéia procede da pretensão do Greenpeace na França de que as autoridades proíbam até 2010 as lâmpadas incandescentes de alto consumo.
No comunicado que acompanha a notícia da ação, os ambientalistas criticam a “obsessão” da França pela tecnologia nuclear que, segundo o grupo, representa um impedimento a qualquer política de economia de energia e a uma estratégia em favor de soluções “limpas, duradouras e criadoras de emprego” no setor.
A Polícia francesa deteve um dos oito ativistas que fazem parte do grupo, enquanto os outros continuam sua ação de protesto.