A Polícia canadense prendeu hoje seis ativistas da organização Greenpeace depois deles subirem no telhado do Parlamento e abrirem dois grandes cartazes denunciando a falta de ação daquele país diante da mudança climática.
Um dos cartazes dizia: “Harper/Ignatieff. A falta de ação custa vidas”, em referência ao primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, e ao líder do principal grupo da oposição, o Partido Liberal, Michael Ignatieff.
O segundo painel exigia o fim da extração de petróleo da província de Alberta, uma das principais fontes individuais de emissões de gases de efeito estufa do país.
A Polícia disse que apresentou acusações contra 19 ativistas do Greenpeace que participaram do protesto, que coincide com a abertura da conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática na capital dinamarquesa, Copenhague.
A rede de televisão “CTV” afirmou que a Polícia Montada canadense investiga como os ativistas conseguiram subir no prédio do Parlamento com equipamentos de escalada sem que os serviços de segurança conseguissem detectar.