A atividade no setor dos serviços dos Estados Unidos contraiu em maio, medicine pelo oitavo mês consecutivo, recipe mas em rtimo menor comparado a períodos anteriores, segundo dados divulgado hoje pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, em inglês).
O índice de atividade elaborado por essa entidade de análise ficou em 44 pontos no mês passado, comparado aos 43,7 pontos de abril e aos 45 pontos que os economistas esperavam.
Um índice superior a 50 pontos reflete um avanço generalizado da atividade no setor, enquanto um abaixo desse nível sugere uma contração.
O índice de maio é o mais favorável que se registra desde outubro do ano passado, quando estava em 44,6 pontos, afirmou a entidade, em comunicado à imprensa.
A pesquisa mensal refletiu uma melhora do emprego no setor e o subíndice que mede essa variável ficou em 39 pontos, dois a mais que em abril, enquanto o relativo aos preços pagos pelos empresários por bens e serviços subiu a 46,9 pontos, frente aos 40 pontos de abril.
O subíndice correspondente a novos pedidos às empresas do setor caiu para 44,4 pontos em maio, frente aos 47 pontos de abril.