Nove pessoas morreram nesta terça-feira (10) em um área remota do oeste do Canadá, sete em uma escola de ensino médio, e outras duas encontradas sem vida em uma residência, informou a polícia canadense.
A Real Polícia Montada do Canadá disse que o incidente envolveu um “atirador ativo na escola de ensino médio Tumbler Ridge”, na província de Columbia Britânica, e que “um indivíduo que se acredita ser o agressor também foi encontrado morto, aparentemente vítima de um ferimento autoinfligido”.
Seis corpos foram achados em uma escola de ensino médio em Tumbler Ridge, outras duas em uma residência que estaria ligada ao incidente. Mais uma pessoa morreu a caminho do hospital, disse a polícia canadense.
Ao menos duas outras vítimas foram hospitalizadas com ferimentos graves ou potencialmente fatais, e até 25 pessoas estavam sendo atendidas por ferimentos sem risco de morte, informou a polícia.
A suspeita de ser a atiradora também foi encontrada morta com o que parece ser um ferimento autoinfligido, disse a polícia, acrescentando que não acredita haver mais suspeitos ou ameaças em andamento ao público.
A polícia descreveu a atiradora como uma mulher —um fato incomum, já que tiroteios em massa na América do Norte são quase sempre cometidos por homens.
O superintendente de polícia Ken Floyd confirmou posteriormente em entrevista que a suspeita descrita no alerta era a mesma pessoa encontrada morta na escola. A polícia não informou o número de vítimas que podem ser menores de idade.
“Múltiplos feridos e múltiplos mortos foram encontrados dentro da escola conforme os policiais avançavam pelo local”, disse Floyd. “Nós temos a cena isolada agora. Temos investigadores lá tentando determinar a natureza e a extensão dos ferimentos e quais armas podem ou não ter sido usadas”.
Tumbler Ridge é um município com uma população de 2.400 pessoas, localizado no sopé das Montanhas Rochosas, no norte da Colúmbia Britânica, aproximadamente 1.155 km a nordeste de Vancouver.
“Estou devastado com os horríveis ataques de hoje em Tumbler Ridge. Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos para esses atos horríveis de violência”, disse o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
Após o ataque, o primeiro-ministro suspendeu a viagem planejada para a Conferência de Segurança de Munique.
Em abril de 2020, um homem de 51 anos disfarçado com uniforme policial e dirigindo um carro de polícia falso atirou e matou 22 pessoas em um ataque de 13 horas na província atlântica de Nova Escócia, antes de ser morto pela polícia em um posto de gasolina a cerca de 90 km do local de seus primeiros assassinatos.
No pior tiroteio em escola do Canadá, em dezembro de 1989, um atirador matou 14 estudantes mulheres e feriu 13 na Escola Politécnica de Montreal, Quebec, antes de cometer suicídio.
“Todos os nossos pensamentos estão com as pessoas de Tumbler Ridge. Conversei com o prefeito e o deputado estadual local, e estamos oferecendo a assistência adicional de que precisem”, disse a ministra de Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, em uma declaração no X (ex-Twitter).