Dois aviões com 17 ativistas feridos que estavam nas embarcações da frota que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza e que foi atacada pelo exército israelense aterrissaram hoje no aeroporto militar Etimesgut, em Ancara, capital da Turquia.
O ministro de Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, e o de Saúde, Recep Akdag, deram as boas-vindas aos feridos em solo turco e fizeram uma visita a eles a bordo dos aviões antes de serem levados para um hospital próximo.
Davutoglu assegurou que todos os ativistas deixaram Israel em três aviões com destino a Istambul e que o atraso se deveu à insistência turca de que não decolassem até que todos os detidos tivessem embarcado.
Também assegurou que nos aviões civis estão os corpos dos nove mortos e agradeceu a solidariedade dos manifestantes que protestaram contra o ataque, mas pediu calma para evitar distúrbios.
“Mais uma vez condeno os que realizaram este bárbaro ataque. De agora em diante, vou fazer todo o possível para que seja criada uma comissão internacional de investigação. Israel vai pagar pelo que fez”, assegurou o ministro.