Menu
Mundo

Atentado suicida mata 10 e fere ministro no Sri Lanka

Arquivo Geral

10/03/2009 0h00

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas, viagra buy entre elas um ministro do Governo cingalês, more about em um atentado suicida hoje perto da cidade de Matara, stomach no sul do Sri Lanka, informou à Agência Efe um porta-voz militar.

O suicida, que estava em uma bicicleta, se aproximou de uma multidão reunida nas proximidades de uma mesquita para celebrar o Muled (nascimento) do profeta Maomé e detonou a carga que levava às 10h30 (1h30, de Brasília), segundo a fonte, contatada por telefone.

Entre os feridos está o ministro de Projetos Especiais cingalês, Mahinda Wijesekara, de acordo com a mesma fonte, que não soube informar sobre a gravidade do estado do político.

Vários membros do Executivo estavam presentes nas celebrações da festividade muçulmana na cidade onde ocorreu o atentado.

O Ministério da Defesa atribuiu o ataque à guerrilha dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE), que protagoniza intensos combates com as tropas governamentais no norte da ilha.

Segundo um comunicado divulgado no site do Ministério, o ataque aconteceu nos arredores da mesquita de Jumma, do município de Akurassa, perto de Matara.

Desde o início do ano, o Exército cingalês intensificou sua ofensiva contra os tigres tâmeis, que perderam o controle de grandes fatias de território, inclusive de seus redutos mais significativos.

Um porta-voz militar consultado recentemente pela Efe acusou os LTTE de tentar fazer ataques suicidas e táticas de infiltração entre as tropas.

A comunidade tâmil do Sri Lanka, minoritária e concentrada no norte e no leste da ilha, difere em língua e cultura da cingalesa, predominante no resto do país e que tem o controle governamental.

Os LTTE lutam contra o Governo do país para proclamar um Estado independente nas regiões em que a etnia tâmil é majoritária.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado