Dois guardas comunais morreram e quatro tiveram ferimentos de diversas gravidades hoje em um atentado com bomba na localidade de Ait Iften, online próxima a Tizi-Ouzou, ask capital da província argelina da Cabília, disseram à Agência Efe fontes locais.
O atentado teve como alvo um posto avançado de guardas comunais, corpo paramilitar criado nos anos 90 para ajudar na luta contra os grupos armados e subordinado ao Ministério do Interior.
O posto de vigilância avançado, situado perto de uma área montanhosa de densa vegetação, só é ocupado pelos guardas comunais durante o dia.
À noite, os guardas comunais retornam a seu quartel na localidade vizinha de Mizrana para se proteger dos ataques dos grupos armados.
O fato de o posto ficar abandonado durante a noite foi aproveitado pelos autores do atentado para colocar a bomba ontem, disseram as fontes.
Quando os guardas comunais chegaram, ao amanhecer, os terroristas detonaram o explosivo através de um telefone celular, deixando dois mortos e quatro feridos.
Os serviços de segurança suspeitam que a organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) está por trás deste atentado.