Mundo

Astronautas da Discovery iniciam caminhada pelo espaço

Por Arquivo Geral 08/07/2006 12h00

A Agência Nacional do Petróleo, and order Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza terça e quarta-feira próximas, o terceiro e quarto leilões para aquisição de biodiesel. Como os dois primeiros leilões, os da próxima semana serão realizados pelo do Sistema de Licitações e do Banco do Brasil.

Serão ofertados 600 mil metros cúbicos de biodiesel, o equivalente a 600 milhões de litros. Desse total, 50 milhões serão ofertados no leilão de terça-feira e 550 milhões no de quarta-feira. A carga deverá ser entregue pelo fornecedor entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007.

Segundo informações da ANP, poderão participar do terceiro leilão empresas ou sociedades já autorizadas como produtoras pela ANP e que detenham o Registro Especial da Secretaria da Receita Federal, além do selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

No quarto leilão, serão aceitas ofertas de sociedades que ainda não tenham registro junto à ANP, mas que atendam requisitos como resumo e cronograma do projeto, certidão no registro de imóveis, licença de instalação emitida pelo órgão ambiental e declaração do MDA reconhecendo que a sociedade detém projeto apto a receber o selo Combustível Social.

De acordo com a ANP, todos os 600 milhões de litros ofertados serão adquiridos pela Petrobras, sendo que 7% deste total caberão à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de propriedade da estatal brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O objetivo dos leilões é garantir o suprimento das necessidades de biodiesel das refinarias e, paralelamente, aos produtores rurais (cerca de 150 mil famílias), especialmente os que praticam agricultura familiar, um mercado para a venda de sua produção, criando empregos e aumentando a inserção social no campo", informa a ANP.

A previsão é de que, até dezembro do próximo ano, sejam entregues ao mercado 800 milhões de litros de biodiesel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota hoje em que lamenta a morte do ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira (PSDB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele morreu aos 54 anos em Cuiabá de infecção generalizada decorrente de complicações pulmonares e diabetes. O enterro estava marcado para as 18h.

Veja a seguir a íntegra da nota de Lula.

"É com grande tristeza que recebo a notícia da morte de Dante de Oliveira. A sociedade brasileira tem uma dívida de gratidão para com esse homem público que, mind enquanto deputado federal, pills propôs, naquele conturbado ano de 1983, a emenda constitucional que restabeleceria as eleições diretas para presidente no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a vontade do povo não prevaleceu e a emenda de Dante foi rejeitada. Sua ousadia, porém, fortaleceu o movimento popular que já tomava as ruas pela redemocratização do Brasil. Enquanto cidadão, companheiro de luta e presidente da República, presto aqui minha homenagem e estendo minha solidariedade à família e aos amigos de Dante de Oliveira – personagem fundamental da história recente de nosso país."

A ministra-chefe da Casa Civil, cheap Dilma Rousseff, defendeu hoje as nomeações de peemedebistas para a direção dos Correios efetuadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e classificou de eleitoreiras as críticas da oposição.

"A equipe que está sendo substituída era provisória. É normal que o ministro (das Comunicações, Hélio Costa) tenha feito sugestões de nomes que foram aprovadas. Eles são técnicos", afirmou a jornalistas após participar de evento do Departamento de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit), onde acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Não vejo nenhuma questão que se possa levantar porque a pessoa foi indicada por esse ou aquele ministro. Acho que a qualidade técnica do dirigente é que deve ser avaliada", acrescentou Dilma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula participou no Dnit, órgão subordinado ao Ministério dos Transportes, do lançamento do Programa de Sinalização das Rodovias Federais (Pro Sinal), que tem o objetivo de instalar placas de sinalização e fazer a pintura de faixas nas estradas. Serão investidos 275,3 milhões nesta iniciativa, segundo o ministério.

Durante o discurso, Lula citou indiretamente a nomeação da nova direção dos Correios, sem mencionar o nome do órgão.

"Se não funcionava bem, era por causa da administração. Não por causa das instituição. É só trocar (a direção) que melhora", disse o presidente, que se queixava de dores causadas por uma torcicolo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Embora não tenha jogado, estou com o pescoço duro de tanto olhar para a televisão e ver se marcava e não marcamos", disse em crítica bem-humorada à desclassificação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Segundo dados do Ministério dos Transportes, nos últimos 180 dias foram recuperados cerca de 23 mil quilômetros de estradas na "Operação Tapa-Buracos".

Agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) americano detiveram hoje pelo menos 160 imigrantes ilegais que trabalhavam em uma empresa de reciclagem na cidade de Houston, shop no Texas.

Fontes do ICE informaram que a operação começou pela manhã na sede da companhia Action Rags USA.

Os detidos são cidadãos procedentes de México, El Salvador, Guatemala e Honduras, conforme informou o ICE.

“Eu estava passando pela rua Market e tive que desviar porque vinham ambulâncias, bombeiros, policiais e helicópteros”, disse à agência Efe Juanita López, que testemunhou a batida.

Os agentes também entraram nas instalações da Action Rags USA com cachorros.

O porta-voz do ICE Greg Palmore disse que o órgão já estava investigando há mais de um ano a Action Rags USA devido a uma denúncia de que a empresa estaria contratando imigrantes ilegais.

Fontes do ICE especificaram que é possível que a Action Rags USA seja multada.

De acordo com as mesmas fontes, os detidos na operação de hoje devem ser “processados e será estabelecida uma data para que compareçam perante” um tribunal especial de imigração para se decidir sobre a deportação.

A consultoria Deloitte, advice responsável pela recuperação judicial da Varig, malady entregou hoje um parecer ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no qual considera inviável a realização de um novo leilão da empresa nas condições da proposta da VarigLog.

De acordo com o documento, diante do preço mínimo oferecido pela VarigLog, o valor da venda da massa falida da Varig seria mais lucrativo para os credores.

Os principais pontos que impedem a realização do leilão – segundo o consultor jurídico Alberto Fiore, que assina o documento são a composição do preço mínimo e a remuneração da antiga Varig.

Na proposta da VarigLog, o preço mínimo de 277 milhões de reais é composto por itens que não estão de acordo com a nova lei de recuperação judicial e que, se anulados, resultariam num valor mínimo de 126,9 milhões de reais.

Pela avaliação da empresa Appraisal, os ativos da Varig – que seriam vendidos em caso de falência da empresa – são avaliados em 268,35 milhões de reais, referentes a imóveis, máquinas e equipamentos no Brasil e no exterior.

O preço mínimo da proposta feita pela VarigLog é composto por adiantamentos feitos pela empresa para as operações da Varig, receitas com o aluguel de imóveis, fretamento de aeronaves e Centro de Treinamento, além de pagamentos anuais aos credores no valor de 42 milhões de reais em 10 anos.

Outro item que faz parte do lance mínimo da oferta é o valor referente à compra pela VarigLog de 5 por cento das suas ações atualmente nas mãos da Varig.

De acordo com a Deloitte, essa operação com ações é "inadmissível", assim como o rendimento por meio de debêntures oferecido aos credores.

A VarigLog terá também que explicar como serão pagas as indenizações dos funcionários que não serão absorvidos pela Varig operacional. Segundo o documento da Deloitte, essas indenizações somariam 65 milhões de dólares.

Fontes disseram que ao todo seriam demitidos 7,5 mil empregados entre os 11 mil atuais.

O parecer questionou ainda contradições na proposta da VarigLog em relação ao programa de milhagem Smiles, que ora se compromete a assumir passivos (ou seja, os prêmios já concedidos), ora deixa o encargo para a antiga Varig.

Apesar das ressalvas sobre a oferta atual, o parecer declarou que "caso se conclua que somente à VarigLog interessa a aquisição das empresas em recuperação, o caminho correto seria a votação da proposta da VarigLog diretamente em assembléia geral dos credores, sem a posterior realização de leilão".

Uma fonte da Deloitte que pediu anonimato informou mais cedo à Reuters que o parecer sugere que a assembléia de credores aconteça entre os próximos dias 12 e 13.

Justiça decide segunda-feira

O juiz Luiz Roberto Ayoub, um dos responsáveis pela recuperação judicial da companhia aérea, confirmou o recebimento do documento e resolveu hoje prorrogar até segunda-feira, dia 10, a decisão sobre o novo cronograma.

De acordo com nota divulgada pelo juiz, a VarigLog deverá modificar alguns pontos da proposta apresentada para compra da Varig. Conforme o juiz, o parecer da consultoria aponta a necessidade de adequação em determinados itens, como o esclarecimento do preço mínimo ofertado e a situação do passivo que ficará com a empresa remanescente (Varig Comercial).

O leilão, entretanto, será realizado apenas se os credores aprovarem a proposta de compra pela VarigLog que, entre outros pontos, sugere o desembolso de 277 milhões de reais pela Varig Operacional, que fica com as operações e sem dívidas, e que seria repassado à Varig Comercial, detentora da dívida e de alguns ativos como dois aviões, o Centro de Treinamento de Pilotos e imóveis.

A assembléia de credores para avaliar a oferta da VarigLog havia sido anteriormente marcada para segunda-feira (dia 10), mas no último dia 5 o juiz Ayoub adiou a reunião por falta de detalhamento da proposta.

Por sua vez, o primeiro leilão da Varig, em 8 de junho, tornou-se "vazio", pois o único grupo que apresentou proposta pela companhia na ocasião não cumpriu com o pagamento.

O ex-presidente da República Itamar Franco pediu hoje sua desfiliação do PMDB, advice com um requerimento no diretório do partido em Juiz de Fora, health MG. Segundo pessoas ligadas ao ex-presidente, discount ele teria ficado ressentido por ter sido preterido na última convenção peemedebista que escolheu Newton Cardoso – seu desafeto político – para a candidatura ao Senado.

Itamar sai pela terceira vez do PMDB. A primeira foi em 1986, com 21 anos de partido, após uma disputa com Newton Cardoso para concorrer ao governo de Minas, em que foi derrotado. Itamar se filiou ao PL e ao PRN, do ex-presidente Fernando Collor. Retornou ao PMDB somente no final de seu mandato como presidente da República em 1994. O ex-presidente desfiliou-se novamente ao final de seu mandato como governador de Minas, em 2002, para participar da campanha do então candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O preço das passagens de ônibus interestaduais e internacionais aumenta em 9, discount 29% a partir da zero hora do próximo domingo. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicada no Diário Oficial de hoje.

O reajuste não vale para as passagens das linhas que percorrem menos de 75 quilômetros, order e que tenham característica de transporte rodoviário urbano. É o caso, website like this por exemplo, das linhas que ligam Brasília às cidades do entorno do Distrito Federal.

Segundo a ANTT, esse reajuste é composto de duas parcelas que, combinadas, somam 9,29%. Uma delas é a correção anual de 4,65% determinada nos contratos. Existe também um aumento de 4,43%, que vem da revisão das planilhas tarifárias das empresas. Segundo a ANTT, a revisão das planilhas passará a ocorrer de quatro em quatro anos e tem como objetivo equilibrar os contratos das operadoras.

 

A crise do sistema penitenciário do Estado de São Paulo registrou hoje a morte do 13o. agente penitenciário desde maio por supostos grupos criminosos liderados de dentro dos presídios, order além de 47 unidades penitenciárias em estado de greve, dosage o dobro desde a quinta-feira.

Só nesta semana, viagra approved foram cinco agentes mortos.

Em meio ao agravamento da situação, o governador Cláudio Lembo (PFL) e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se reuniram e prometeram uma maior integração da força estadual com a polícia federal e apoio para o porte de armas de fogo aos agentes penitenciários fora de serviço.

Também hoje, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo fez um pedido ao juiz de Direito Corregedor da Vara das Execuções e dos Presídios de Araraquara para a transferência de todos os presos do presídio da cidade para outras unidades penais por não haver "condições mínimas de permanência para os presos no local".

A penitenciária está com o portão lacrado, com 1.443 detentos confinados em uma área de 600 metros quadrados a céu aberto, segundo a defensoria.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado informou que a unidade foi "bastante danificada" com as rebeliões de maio e junho e que as reformas "estão na eminência de começar, uma vez que a situação exige total urgência".

A secretaria informou também que a greve dos agentes penitenciários mais que dobrou entre quinta e sexta-feira, atingindo de 21 para 47 unidades. As novas greves foram registradas na capital e na Grande São Paulo.

A situação nos presídios piorou nesta semana, quando os agentes penitenciários declaram greve de 24 horas a cada colega assassinado. Nas unidades em greve, todas as atividades foram paralisadas, com exceção de alimentação, atendimentos de urgência e alvarás de soltura.

Lembo e Bastos agilizam porte de armas

Lembo disse aos jornalistas que na segunda-feira será publicada uma portaria no Diário Oficial da União autorizando o porte de armas pelos agentes penitenciários mesmo fora do horário de seus expedientes.

O governador também fez um apelo à Justiça para que sejam emitidos os alvarás de soltura dos presos que já cumpriram suas penas.

"A partir desta portaria vamos fazer isso, o treinamento (dos agentes para porte de armas), e a Nossa Caixa vai liberar uma linha de crédito para aquisição de armas", disse Lembo.

Segundo o governador, o ministro Thomaz Bastos irá liberar a partir da semana que vem uma série de equipamentos de tecnologia que havia sido prometida em maio, ápice da crise de violência no Estado.

Na época, atentados de criminosos supostamente ligados ao grupo Primeiro Comando da Capital (PCC) deixaram cerca de 200 pessoas mortas, entre policiais, criminosos e civis.

"A gente não pode falar tudo o que faz, até por uma questão de segurança, mas estamos trabalhando muito, muito, silenciosamente e com muita firmeza", disse o governador.

O quinto carcereiro em uma semana foi assassinado nesta madrugada de hoje, fora do trabalho, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Em maio, oito agente foram assassinados.

O comitê de campanha do candidato à Presidência pela coligação PSDB e PFL, no rx Geraldo Alckmin, viagra 40mg protocolou hoje no Tribunal Superior Eleitoral uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, prostate Fernando Haddad, por divulgação indevida de propaganda.

No documento, os partidos alegam que o ministério veiculou numa rádio o "Programa Educa Brasil", o que teria ferido a Lei Eleitoral. A coligação argumenta que na peça de publicidade foram expostas ações do governo desenvolvidas pelo ministério.

Caso o tribunal entenda que o governo agiu de forma ilegal, poderá determinar a aplicação de multa. Conforme a legislação, o candidato beneficiado pela propaganda está sujeito à cassação do registro ou do diploma.

O processo só deverá ser apreciado pelo plenário do TSE em agosto, após o fim do recesso judiciário.

Em plena campanha eleitoral, malady líderes políticos da oposição e do governo fizeram uma pausa na sexta-feira para prestar homenagem ao ex-governador de Mato Grosso, medications  Dante de Oliveira, velado e sepultado hoje em Cuiabá. O político morreu na noite de quinta-feira, vítima de infecção generalizada agravada por pneumonia, diabetes, complicações cardíacas e insuficiência renal. O governo estadual decretou luto oficial de três dias.

O vice-presidente José Alencar representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi cauteloso, preferindo não comentar temas políticos num momento tão delicado. "Todo o Brasil admira o trabalho que ele teve com as Diretas Já" , sintetizou.

Líderes nacionais do PSDB interromperam suas agendas e fizeram uma romaria a Mato Grosso. O presidenciável do partido, Geraldo Alckmin, afirmou que a perda política é grande com a morte de Dante. "Não podemos ressuscitar as pessoas, mas podemos reviver e defender seus sonhos. Dante foi importante para Mato Grosso e para o Brasil", disse.

O candidato a governador de São Paulo, José Serra, também rendeu solidariedade aos familiares. Por Cuiabá também passaram o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, e o líder do PSDB na Câmara Federal, Alberto Goldman. A senadora petista Serys Slhessarenko disse que apesar das divergências políticas, há consenso sobre o papel de Dante com a emenda das Diretas Já dentro do PT.

O senador Cristovam Buarque, advice candidato do PDT à Presidência da República, online disse que vai aproveitar a visita a Juiz de Fora, MG, para convidar o ex-presidente Itamar Franco a ingressar no PDT. A visita a Itamar faz parte da última escala do candidato em Minas Gerais, onde faz campanha desde ontem.

O senador disse estar contente por levar o convite a Itamar em nome do Presidente do PDT, Carlos Lupi, que é candidato ao governo do Rio de Janeiro.  No blog da campanha, Cristovam lamentou não ter podido apóia-lo em 1998 porque Itamar era do PMDB, que era seu adversário em Brasília. O ex-presidente entregou hoje seu pedido de desfiliação do PMDB.

Em sua visita ao estado de Minas, Cristovam já passou por Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Leopoldina.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu hoje mais três pedidos de registros de candidatos à presidência da República nas eleições de outubro. O prazo final para o registro à sucessão presidencial, health se o partido não o tivesse feito, cheap terminou às 19 horas. Os registros de candidatura serão julgados pelos ministros em agosto, após o fim do recesso do Judiciário.

Carlos Alberto Machado protocolou sua candidatura ao cargo de presidente da República nas eleições deste ano. O candidato a vice-presidente é Frederico Penna. Os dois concorrem pelo PSC, segundo o registro. Informam que pretendem gastar o valor máximo de R$ 100 milhões na campanha.

Machado havia requerido a candidatura pela primeira vez no dia 23 de junho, antes da realização da convenção nacional do PSC, que acabou por decidir não lançar candidato próprio à presidência da República. Machado, 54 anos, nasceu em Joinville, Santa Catarina, e Penna, 54 anos, é de São José do Rio Preto, São Paulo.

O segundo registro individual é de João Eduardo de Resende, que se registrou pelo PMDB. O partido não realizou convenção para não lançar nenhum candidato. Nascido em Caiapônia, Goiás, João Eduardo de Resende tem 63 anos e é filiado ao PMDB.

O candidato a vice, na chapa de João Resende, é Jair Costa Fernandez, 62 anos, natural de Paracatu, Minas Gerais. João Eduardo Resende e Jair Costa Fernandez se inscreveram como pré-candidatos à presidência e vice-presidência da República na Convenção Nacional do PMDB. A Executiva Nacional do PMDB encaminhou ofício ao TSE dizendo que decidiu não indicar candidato próprio à presidência da República. A chapa de ambos não informou quanto pretende gastar na campanha.

O último registro de candidato a presidente da República é de João Bosco Luz Kalil, que não informa o candidato a vice-presidente em sua chapa, mas afirma concorrer pelo PTdoB.

No requerimento, informa que pretende gastar até R$ 200 mil na campanha. Ele é natural de Barra do Garças (MT), residente em Goiânia (GO), tem 45 anos, é artesão, técnico em computadores e cursa Faculdade de Direito.

Andrés Manuel López Obrador, click o candidato de esquerda que ficou em segundo lugar na polêmica eleição presidencial do México, cure usará um de seus trunfos hoje. Ele apelará para que as massas o ajudem a reverter sua derrota por uma pequena margem de votos.

López Obrador diz que a eleição do candidato conservador, sildenafil Felipe Calderón, no último domingo, foi marcada por irregularidades. Ele vai discursar sobre o caso diante de uma grande multidão na praça Zocalo, na capital.

Popular na Cidade do México, de onde já foi prefeito, o candidato da esquerda espera pelo menos 100 mil pessoas para a manifestação marcada para 17h (19h, no horário de Brasília).

Ele entrou na Justiça contra Calderón, que já posa de presidente depois que uma recontagem na quinta-feira que deu a vitória a ele por menos de um ponto percentual.

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o primeiro-ministro espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero, também de esquerda, desferiram novos golpes contra López Obrador ao telefonarem para seu rival, ontem, congratulando-o pela vitória nas eleições.

López Obrador ainda tem de apresentar provas sobre uma fraude de grande escala. Uma equipe de observadores da União Européia disse que não houve grandes irregularidades.

López Obrador, que tem se mantido a maior parte do tempo longe do público desde a manhã de quinta, desencorajou a violência entre seus partidários. Muitos deles relembraram a eleição presidencial de 1988, que acredita-se, tenha sido roubada pelo governo, controlado pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), que ocupava o poder há muito tempo.

"Vamos trilhar o caminho legal e pacífico", disse Gerardo Fernandez, porta-voz do Partido da Revolução Democrática.

A esquerda pede uma recontagem completa dos votos, em vez de nova contagem das prévias de totalização, como aconteceu. Porém, a lei mexicana não permite tal recontagem.

O Instituto Eleitoral Federal, que conduz a eleição, disse que autoridades de todos os partidos, bem como milhões de cidadãos, foram chamados aleatoriamente para ajudar no dia da eleição para trabalhar nas zonas eleitorais, e poucos registraram ocorrência de problemas.

López Obrador foi um dos líderes da resistência civil em Tabasco, seu estado natal, nos anos 1980 e 1990, quando fechou poços de petróleo e obstruiu os trabalhos do governo do estado por semanas em protesto contra fraude eleitoral.

Milhares de residências no estado ainda não pagam contas de en ergia elétrica como parte da campanha instigada por López Obrador contra o resultado do pleito de 1994.
A corte eleitoral tem até 31 de agosto para decidir sobre as queixas de López Obrador e até 6 de setembro para declarar oficialmente o vencedor da eleição.

 

O primeiro-ministro palestino, pilule Ismail Haniyeh, dosage pediu hoje uma trégua da violência, horas depois de Israel retirar-se da maior parte do norte da Faixa de Gaza. Nos últimos dias, as forças israelenses mataram mais de 40 palestinos.

"Para sairmos da atual crise, é necessário que todas as partes restaurem a calma com base na interrupção mútua de todas as operações militares", diz o comunicado do gabinete de Haniyeh.

A declaração pede ainda o reinício das negociações – que vinham sendo lideradas por mediadores egípcios –, sobre o destino do soldado Gilad Shalit, cujo seqüestro por militantes num ataque de fronteira em 25 de junho detonou a ofensiva israelense.

O movimento Hamas, do governo, e outros grupos palestin os exigiram a libertação de prisioneiros palestinos em troca do soldado. Os militantes deixaram as negociações quando Israel ignorou os prazos estabelecidos por eles.

O porta-voz oficial do Hamaas, Sami Abu Zuhri, recebeu bem o pedido de trégua e disse que o ônus agora é de Israel.

Autoridades do governo israelense em Jerusalém afirmam que o Estado judaico só concordará com a trégua depois da libertação de Shalit e do fim do lançamento de foguetes.

As forças israelenses se retiraram das cidades de Beit Lahiya e Beit Hanoun, da zona industrial Erez e de três ex-assentamentos israelenses, no norte de Gaza.

Israel havia ocupado a região no início da semana, criando uma zona de segurança para dificultar que os militantes do Hamas disparassem foguetes contra Ashkelon, na costa de Israel, e outras cidades próximas a Gaza. No entanto, o disparo de foguetes continua.

"Estamos agindo segundo nossos critérios e não descartamos retornar a essas regiões", disse um porta-voz do exército israelense. "A operação não terminou."

Israel tem sofrido pressão internacional para diminuir suas operações militares, que até agora mataram mais de 40 palestinos, a maioria militantes. Um soldado israelense também morreu.

 

Os Estados Unidos afirmaram hoje apoiar a proposta da China para a realização de negociações informais visando a reaproximação com a Coréia do Norte. Os EUA vêm enfrentando oposição à sua proposta de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Estado asiático, visit em resposta aos testes de mísseis realizados esta semana.

A China – o país mais próximo da Coréia do Norte – e a Rússia são contra o texto de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU proposta pelo Japão, click proibindo as transações financeiras e tecnológicas com a Coréia do Norte ligadas ao programa de mísseis.

Em vez disso, o foco está sendo direcionado para formas de reiniciar as negociações entre seis países, que chegaram a um impasse no final do ano passado, com objetivo de persuadir a Coréia do Norte a interromper seu programa de armas nucleares.

"Os chineses falaram sobre criar uma negociação informal dos seis países. Nós dois apoiamos isso", afirmou o principal enviado dos EUA para a Coréia do Norte, Christopher Hill, aos repórteres em Seul, depois de uma reunião com uma autoridade sul-coreana.
Hill esteve na China ontem e viaja no domingo para o Japão.

A negociação – envolvendo as duas Coréias, Rússia, China, Japão e Estados Unidos – chegou a um impasse em novembro, depois que Washington agiu contra empresas suspeitas de contribuir com atividades ilícitas de Pyongyang, incluindo pirataria.

Mas Hill afirmou que Washington não está disposta a fazer concessões para trazer a Coréia do Norte de volta à mesa de negociações.

"Este não é o momento para gestos desse tipo", respondeu, quando questionado sobre a liberação de bens norte-coreanos num banco de Macau.

"Temos um país que vem testando mísseis de forma irresponsável, afetando a traqüilidade da região e a segurança regional."

Em setembro passado, o país comunista concordou em abrir mão do programa de armas nucleares em troca do direito de usar energia nuclear para fins pacíficos, entre outras coisas, e normalizar seus laços com Washington e Tóquio.

A Coréia do Norte insistiu que tinha todo o direito de testar mísseis, já que ainda está tecnicamente em estado de guerra. A Guerra da Coréia, entre 1950 e 1952, terminou com uma trégua inconclusiva e sem a assinatura de um acordo de paz formal.

O país mantém sua retórica furiosa, dizendo que considerará as sanções como uma declaração de guerra. Boa parte da ira é direcionada ao Japão, que pressiona por sanções internacionais.

"Nossas forças e povo definitivamente mostrarão nossa crença e nosso poder com um ataque cruel e aniquilador, caso nossos inimigos toquem mesmo que levemente no nosso digno sistema socialista", afirmou um editorial no jornal oficial norte-coreano Rodong Sinmum.

O Japão insiste que continuará a pressionar pela resolução da ONU. "Não voltaremos atrás da nossa resolução. Vamos até o fim", disse hoje o ministro do Exterior do Japão, Taro Aso.

A votação da resolução no Conselho de Segurança foi adiada para segunda-feira, mas a China e a Rússia já deixaram claro que a diplomacia, e não a punição, são o caminho para vencer a Coréia do Norte.

Ontem, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse que a diplomacia no caso da Coréia do Norte é "lenta e complicada" e levará mais tempo. Ele disse ainda que é hora de estabelecer "um limite", ou ações que a comunidade internacional não tolerará levarão a uma resposta contra Pyongyang.

A Coréia do Norte prometeu que continuará realizando testes com mísseis.

 

A China cancelou cerca de 600 vôos partindo da capital neste verão temendo atrasos devido a tempestades, rx afirmou hoje a mídia estatal.

A Administração Geral da Aviação Civil da China determinou o cancelamento de 584 vôos noturnos do aeroporto de Pequim entre 15 de julho e 25 de setembro para garantir a segurança e evitar atrasos, ailment afirmou o Diário da China.

Pequim deve sediar os jogos Olímpicos em agosto de 2008.

As tempestades são uma das principais causas de atrasos nos vôos na China, viagra order e meteorologistas previram que este ano elas serão mais freqüentes do que no passado.
Um quarto dos vôos chineses passam por Pequim, portanto atrasos na cidade podem afetar toda a rede de transporte aéreo do país.

A administração decidiu cancelar vôos da Air China Ltd, China Eastern Airlines Corp. Ltd., China Southern Airlines Co. Ltd.e Hainan Airlines Co. Ltd., afirmou o jornal.

Foi pedido que as companhias aéreas informassem os clientes e permitissem que eles mudassem seus vôos ou recebessem seu dinheiro de volta.

No mês passado, o Comitê Olímpico Internacional permitiu que a China realizasse os jogos duas semanas depois do previsto para evitar o auge do verão chinês, época em que ocorre a maioria das tempestades.

As Olimpíadas estavam previstas inicialmente entre 25 de julho e 10 de agosto, e agora serão realizadas entre 8 e 24 de agosto.

 

A China lançou hoje um site na internet, viagra 40mg www.linese.com, oferecendo lições grátis de chinês e material para promover o uso e o estudo do idioma no exterior.

O site inclui apresentações áudio-visuais, exercícios interativos e conselhos para professores da língua mandarim, com fotografias e descrições de ícones culturais como a Grande Muralha, o ator de kung fu Jackie Chan e o astro do basquetebol Yao Ming.

Muitos exercícios fazem referência ao passado mítico e imperial da China, incluindo a prática de frases como "como você pode ser um herói se está desarmado" e "eu acho que os tibetanos gostam de venerar heróis".

A China está disposta a expandir sua influência cultural junto do crescente poderio econômico e também está formando uma rede do "Instituto Confúcio" em todo o mundo.

O site está em chinês e em inglês, mas versões em japonês e coreano estão sendo desenvolvidas, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.

Mais de 30 milhões de pessoas estão agora aprendendo chinês como idioma estrangeiro e mais de 2,5 mil universidades em 100 países oferecem cursos de chinês, disse o Ministério da Educação.

 

Um navio torpedeiro da Marinha dos Estados Unidos, no rx equipado com o avançado sistema de combate Aegis, chegou hoje à base japonesa de Yokosuka, disse a porta-voz da força armada Hanako Tomizuka.

O USS Mustin, de 9,2 mil toneladas, com uma tripulação de 300 marinheiros e equipado com sistemas de acompanhamento de mísseis será permanentemente desembarcado em Yokosuka, informou.

As instalações de Yokosuka na Baía de Tóquio, onde fica a Sétima Frota da Marinha dos EUA, é a maior base da Marinha norte-americana no Japão.

Uma série de testes de mísseis da Coréia do Norte nesta semana, incluindo o lançamento da arma de longo alcance Taepodong-2, desestabilizou a região e gerou cobranças para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas impusesse sanções sobre Pyongyang.

A Coréia do Norte insistiu que tem o direito de testar os mísseis e afirmou que consideraria sanções contra o país como uma declaração de guerra.

 

O presidente dos EUA, viagra George W. Bush, stomach vai permitir pela primeira vez a ampla cooperação nuclear civil entre os Estados Unidos e a Rússia. A decisão altera décadas de política bipartidária, viagra dosage afirmou hoje o Washington Post.

Segundo o Post, a medida pode significar bilhões de dólares para a Rússia, mas possivelmente vai provocar polêmica no Congresso norte-americano.

O acordo abre caminho para a Rússia importar e estocar toneladas de combustível nuclear de reatores abastecidos pelos EUA em todo o mundo.

Citando autoridades do governo, o jornal disse que a decisão será anunciada durante o encontro de Bush com o presidente russo, Vladimir Putin, no próximo sábado, antes da cúpula anual do grupo dos oito países mais industrializados do mundo.

Segundo o Post, a declaração de Bush e Putin anunciará o início das negociações para o acordo formal – exigido pela lei norte-americana para que Washington possa realizar qualquer cooperação nuclear civil.

Bush resistiu à medida durante anos, insistindo que a Rússia deveria primeiro interromper a construção de uma usina nuclear para o Irã, afirma o Post.

Mas as autoridades norte-americanas mudaram de opinião quanto à colaboração entre Rússia e Irã e concluíram que Putin se tornou um parceiro mais construtivo na tentativa de pressionar o Irã a abrir mão de qualquer tentativa de construir armas nucleares.

O Post disse ainda que o acordo pode ser usado como incentivo para aumentar a cooperação da Rússia no caso Irã.

Analistas entrevistados pelo jornal afirmam que o acordo pode suscitar uma forte oposição. Críticos preocupados com a trajetória autoritária de Putin podem considerar o acordo como uma recompensa para a Rússia, apesar de o país se opor às sanções contra o Irã. Outros acham que a cooperação é nociva ao meio ambiente.

O Post disse que, já que a Rússia é um país nuclear, o acordo presumivelmente obedecerá ao Ato de Energia Atômica e não exigirá aprovação do Congresso. O Congresso norte-americano poderá rejeitar a medida apenas com a maioria dos votos na Câmara dos Deputados e no Senado num prazo de 90 dias legislativos.

Os Estados Unidos têm acordos de cooperação nuclear civil com a agência de energia atômica européia, a China, o Japão e 20 outros países. O governo Bush ainda espera a aprovação do Congresso ao controverso acordo de cooperação nuclear com a Índia.

 

A principal autoridade legal do governo britânico recusou-se hoje a intervir na extradição de três ex-banqueiros aos Estados Unidos, viagra dosage onde devem responder por acusações de fraude no caso Enron.

O secretário de Justiça Lord Goldsmith rejeitou um pedido de última hora do Partido Conservador, cost de oposição, information pills para que os três ingleses fossem julgados na Grã-Bretanha.

Os ex-banqueiros do NatWest David Bermingham, Gary Mulgrew e Giles Darby dizem que podem ir à falência por causa dos custos de sua defesa nos EUA, e podem não ter condições de pagar fiança.

Os três podem ser mandados para os EUA já a partir da próxima quinta para serem julgados em Houston, Texas, depois de perder uma longa batalha legal contra sua extradição.

Goldsmith disse que não há motivo para o Escritório de Fraudes Graves da Grã-Bretanha reconsiderar sua decisão.

"Quando a suposta conduta criminal ocorre em mais de um país, como é freqüente no caso de fraude, inevitavelmente o procedimento legal é realizado num país em vez do outro", disse em carta a Dominic Grieve, seu par do Partido Conservador. "Neste caso, a investigação está sendo realizada nos EUA e não houve queixa de ninguém neste país. Quando o Escritório de Fraudes Graves pensou em investigar, decidiu não fazê-lo porque as principais provas estão nos EUA", disse.

Segundo Goldsmith, a conspiração ocorreu nos Estados Unidos e a suposta fraude não poderia ter ocorrido sem a cumplicidade dos executivos da Enron.

"O caso norte-americano estava avançado e foi no interesse geral da Justiça que ele será apreciado em um único tribunal", disse.

No início da semana, alguns dos executivos mais proeminentes da Grã-Bretanha pediram que o secretário John Reid impedisse a extradição, segundo eles, "manifestadamente injusta".

Eles afirmam que os EUA usaram um tratado cujo objetivo era combater o terrorismo para extraditar os executivos britânicos.

Pelo tratado, os EUA podem exigir a extradição de um britânico sem provar que há um caso baseado em provas, mas a Grã-Bretanha tem de provar seu caso numa corte norte-americana para extraditar cidadãos dos EUA à Grã-Bretanha.

Os três homens, que trabalhavam para o banco NatWest, hoje parte do Banco Real da Escócia, são acusados de ganhar US$ 7,3 milhões vendendo ações de uma empresa da Eron em 2000 por um valor abaixo do real, conspirando com executivos da Enron. Os três negam as acusações.

 

O primeiro-ministro da Polônia, visit this site Kazimierz Marcinkiewicz, store deve renunciar formalmente hoje e candidatar-se ao cargo de prefeito de Varsóvia pelo partido conservador nas eleições deste ano, information pills afirmou um porta-voz do partido hoje.

Marcinkiewicz ofereceu-se para deixar o cargo ontem após as crescentes tensões entre ele, seu partido Lei e Justiça e o líder do partido Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do presidente polonês, Lech Kaczynski.

"Acredito que o primeiro-ministro Marcinkiewicz vai entregar sua renúncia ao presidente na segunda-feira. Então o presidente pedirá ao líder (Jaroslaw) Kaczynski para começar a formar um novo governo", disse Adam Bielan, porta-voz do Lei e Justiça, à emissora TVN24.

Os conservadores dizem que o parlamento deve confirmar Kaczynski como novo chefe do governo já no início da próxima semana.

Será a primeira vez que dois irmãos gêmeos ocupam os dois postos mais altos do governo de um país. Jaroslaw Kaczynski e Marcinkiewicz devem dar uma entrevista coletiva à imprensa ainda hoje, após a reunião da liderança partidária.

Mais cedo, Bielan havia dito que Marcinkiewicz, o político mais popular da Polônia, deve ser o candidato dos conservadores ao influente cargo de prefeito de Varsóvia nas eleições locais de novembro.

 

A Igreja Anglicana da Inglaterra votou hoje pelo ordenamento de mulheres como bispas, viagra um grande passo na liberalização de uma religião que enfrenta divisões na questão do homossexualismo. No entanto, this ainda pode levar anos para a primeira nomeação de uma bispa.

A Igreja inglesa tem ordenado mulheres para conduzir a eucaristia há uma década, assim como os padres da Igreja Católica, sendo que entre cada seis pessoas ordenadas uma é do sexo feminino. No entanto, a igreja mantinha a proibição para que as mulheres ascendam ao cargo de bispa.

No seu sínodo (assembléia regular paroquial) na cidade de York, no Norte do país, três "casas" do laicato, padres e bispos votaram majoritariamente a favor de um pedido que declara a ordenação de mulheres para o bispado compatível com os ensinamentos da Igreja.

"Isso significa que é consonante com a fé", disse um porta-voz do s ínodo. Entretanto, apesar de a votação resolver uma questão teológica, a Igreja deve ainda reformar as suas regras, um processo que exige dois terços da votação total e que pode levar anos.

Anglicanos de Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia já têm bispas. As igrejas anglicanas em países em desenvolvimento não permitem que as mulheres conduzam a eucaristia.

 

O ganhador do Nobel da Paz José Ramos-Horta será o novo primeiro-ministro do Timor Leste, medicine disse hoje o presidente timorense, price Xanana Gusmão. A medida deve terminar com semanas de incerteza política no país mais novo da Ásia.

Bem quisto pela comunidade internacional, Ramos-Horta, 56 anos, atuava como coordenador ministerial provisório desde que Mari Alkatiri deixou o cargo de primeiro-ministro em 26 de junho.

Ramos-Horta foi a voz do Timor Leste no exterior enquanto o país lutava pela independência da Indonésia e depois ministro do Exterior do país.

"Eu me reuni com o partido Fretilin. Concordamos com uma mudança de poder para responder a essa situação", disse Gusmão, depois de discutir com os líderes do partido político dominante.

"José Ramos-Horta será primeiro-ministro, seu vice será Estanislau da Silva e o terceiro substituto, Rui Araújo."

Ele disse que eles se reunirão nos próximos dias e só depois disso anunciará quando o dia da posse.

Rui Araújo foi ministro da Saúde, enquanto Estanislau da Silva foi ministro da Agricultura. O Fretilin tem 55 das 88 cadeiras do parlamento.

Alkatiri tem sido amplamente responsabilizado pela violência, iniciada após ele despedir 600 dos 1,4 mil membros do exército, quando eles protestaram contra discriminação.

O minúsculo país no Pacífico, que se libertou da ocupação da Indonésia em 1999 e se tornou totalmente independente em 2002, caiu no caos quando os protestos contra as demissões se transformaram em saques e violência, em maio.

Pelo menos 20 pessoas morreram e 100 mil ficaram desabrigadas por causa da violência, que continua esporadicamente, mesmo após a chegada das tropas de paz australianas.

Numa entrevista este mês, Ramos-Horta disse que a função de primeiro-ministro é desafiadora, dada a necessidade de oferecer os serviços e o governo que os timorenses merecem.

"Há certo passos a trilhar, olhando principalmente para a questão do desemprego e da moradia, que, acredito, podem ter efeito sobre essas questões."

 

O papa Bento XVI pediu hoje que a Espanha defenda a família tradicional, site no início de uma visita relâmpago ao país, sales onde Igreja e governo entraram em conflito sobre a legalização da união civil de homossexuais.

Dizendo que há certas coisas a que a Igreja deve dizer "Não", o papa afirmou que a família baseada no casamento heterossexual é "uma instituição única no plano de Deus".

O papa de 79 anos teve uma recepção tumultuada na cidade litorânea onde ficará pouco mais de 24 horas para o encontro internacional de famílias Católicas Romanas.

Dezenas de milhares de pessoas com a bandeira branca e amarela do Vaticano lotaram o percurso da comitiva que levava o pontífice, recebido no aeroporto pelo rei Juan Carlos.

A primeira parada de Bento 16 foi no local do acidente de trem que matou 42 pessoas na última segunda-feira.

Em silêncio, com a cabeça abaixada na direção da calçada da estação Jesus, Bento fez o sinal da cruz, depositou uma coroa de flores e pediu a Nossa Senhora que console os familiares.

Conversando com repórteres em seu avião que partiu de Roma, o papa perguntou sobre a lei do casamento gay e outras mudanças na sociedade espanhola que não têm aprovação da Igreja Católica Romana.

Ele disse que quer ressaltar os aspectos positivos da vida familiar na Espanha e em todo mundo, mas disse que há alguns problemas que não podem ser ignorados.

"Queremos que as pessoas entendam que, segundo a natureza humana, homem e mulher são feitos um para o outro e para o futuro da humanidade", disse. "Vamos jogar luz sobre as coisas positivas para tentar fazer as pessoas entenderem porque a Igreja não pode aceitar certas coisas, mas, ao mesmo tempo, respeita e ajuda as pessoas", disse.

A lei espanhola dá aos gays os mesmos direitos dos heterossexuais casados, incluindo adoção e herança. Desde que a lei foi aprovada, cerca de 4,5 mil casais gays contraíram matrimônio segundo a FELGT, entidade que reúne gays, lésbicas e transexuais.

A lei fez o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Rodriguez Zapatero, com quem o papa se reunirá na tarde de hoje, entrar em choque com a Igreja Católica.

Nesta noite, o papa deve participar de uma enorme manifestação num complexo futurístico de artes e ciências nos arredores da cidade, onde ocorrerá também uma missa dedicada à família amanhã, antes da volta do papa para Roma.

Uma fonte do Vaticano disse que havia uma "certa irritação" na comitiva do papa quanto à decisão de Zapatero de não comparecer à missa de domingo.

 

Dois astronautas saíram da Estação Espacial Internacional hoje para um passeio no qual esperam tornar os vôos mais seguros.

Piers Sellers e Michael Fossum tinham que amarrar seu pé na ponta de uma vara, cure curvar, doctor girar e pular para testar sua estabilidade como plataforma para reparos de emergência.

"Aproveitem a vista senhores", visit this site disse a comunicadora da cápsula de Controle da Missão Megan McArthur aos dois homens quando deixaram a estação e foram para o espaço.

O estranho teste é parte das tentativas da Nasa de melhorar a segurança depois do desastre de 2003 com a Columbia, que matou setes astronautas.

A Nasa quer ver se a vara, uma combinação do braço do robô de 15 metros da Discovery e uma extensão de 15 metros, manterá astronautas estáveis o suficiente para que consertem partes da nave espacial que não podem ser atingidas apenas com o braço do robô.

Sellers e Fossum, que junto com mais cinco astronautas voaram para a estação com a Discovery na quinta-feira, ficarão no espaço seis horas e meia no primeiro de três passeios no que agora está definido para ser um vôo de 13 dias.

Antes de se balançarem na vara, eles trabalharam rapidamente em um sistema de tranporte que estava quebrado e é necessário para completar o posto avançado de US$ 100 bilhões, que está pela metade.

 






Você pode gostar