Membros da associação Women’s Ordination Conference protestaram hoje na Praça de São Pedro do Vaticano para pedir à Igreja Católica que reconsidere a proibição de as mulheres receberem a ordenação sacerdotal.
A associação, criada justamente para reivindicar esse fim, realizou a manifestação na véspera dos atos, que começarão amanhã no Vaticano, para celebrar a conclusão do Ano Sacerdotal, convocada pelo papa Bento XVI.
Durante alguns minutos, várias manifestantes distribuíram panfletos pedindo o sacerdócio para as mulheres até que a Polícia lhes pediu para deixar a Praça de São Pedro, o que fizeram imediatamente.
“A absoluta hipocrisia da celebração do Ano Sacerdotal mostra tudo o que não funciona atualmente na hierarquia vaticana”, explicou hoje a diretora do movimento, Erin Saiz Hanna, em entrevista coletiva antes da manifestação.
Saiz Hanna criticou a celebração do sacerdócio masculino “em um ano desastroso para a Igreja Católica romana”, em referência aos casos de padres pedófilos.
“O Vaticano não hesita em fechar um olho quando seus homens destroem a vida de crianças e famílias, mas também não hesita em excomungar as mulheres que, em boa fé, querem profeticamente exercer o sacerdócio e suprir as necessidades de sua comunidade”, acrescentou a diretora de Women’s Ordination Conference.