Menu
Mundo

Assembleia Geral da ONU elege novos membros do Conselho de D.Humanos

Arquivo Geral

13/05/2010 14h15

A Assembleia Geral da ONU elegeu hoje os novos membros do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização, que representarão suas regiões no posto pelos próximos três anos.

Para as duas vagas disponíveis à região da América Latina e Caribe, os países eleitos foram Equador e Guatemala, ambos com o voto de 180 dos 192 membros da Assembleia Geral.

Representando a Europa Ocidental, foram eleitas Espanha, com o apoio de 177 votos, e Suíça, com 175 votos.

Essa era a segunda vez que a Espanha se candidatava ao Conselho de Direitos Humanos, com sede em Genebra, depois de perder em 2008 a vaga para o Reino Unido por um voto de diferença.

Nas eleições de hoje, a candidatura espanhola já tinha a vitória assegurada dado que, pela primeira vez, não houve concorrência entre candidatos, já que havia o mesmo número de países candidatos que de vagas disponíveis em cada um dos cinco grupos regionais em que se divide a Assembleia Geral.

Entre a região asiática, os países eleitos foram Malásia (179 votos), Ilhas Maldivas (185), Catar (177) e Tailândia (181).

Pela região africana, Angola (170 votos), Líbia (155), Mauritânia (167) e Uganda (164) integrarão o Conselho.

A falta de concorrência nestas eleições ao CDH expressou o descontentamento de algumas organizações de direitos humanos com algumas das candidaturas, particularmente as da Líbia, Angola, Uganda, Malásia e Tailândia, países considerados totalmente alheios ao respeito dos direitos humanos.

O Conselho foi criado em 15 de março de 2006 pela Assembleia Geral em substituição à Comissão de Direitos Humanos, que foi suprimida após 60 anos de trabalhos devido à crise de legitimidade.

O Conselho é um organismo intergovernamental que faz parte do sistema das Nações Unidas. É composto por 47 Estados-membros responsáveis pelo fortalecimento da promoção e proteção dos direitos humanos no mundo.

Um de seus principais papéis é realizar um exame periódico universal sobre os direitos humanos em cada um dos 192 países-membros das Nações Unidas, além de realizar várias sessões ordinárias e extraordinárias entre seus membros para discutir as questões referentes ao tema.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado