Menu
Mundo

Assembleia Geral aprova nova entidade "ONU Mulheres"

Arquivo Geral

02/07/2010 18h58

A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) adotou hoje por unanimidade a criação de uma nova entidade para a igualdade de gênero e poder da mulher, que se chamará “ONU Mulheres” e estará em vigor a partir de janeiro de 2011.

“Agradeço aos Estados-membros por terem dado este grande passo adiante em favor das mulheres e meninas”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mediante uma declaração na qual deu as boas-vindas à decisão dos países.

Ban acrescentou que a “entidade impulsionará de forma significativa os esforços do organismo para promover a igualdade de gênero e lutar contra a discriminação no mundo”.

Lembrou também que uma das prioridades de sua agenda é a igualdade de gênero e a luta “para pôr fim à violência contra as mulheres. Além disso, queremos que sejam nomeadas para altas posições e que sejam reduzidas as taxas de mortalidade infantil”.

A ONU, que em comunicado qualificou de “histórica” esta decisão, assinalou que é o resultado de “muitos anos de negociações entre os Estados-membros e os grupos que advogam pelos direitos das mulheres”.

Essa nova entidade, que reunirá as quatro já existentes até agora no marco da ONU com relação a esta matéria, terá como órgão do Governo de suas atividades uma junta executiva.

Estará integrada por 41 membros que incluirão, além dos representantes de diferentes grupos regionais, seis dos países que são os principais colaboradores destas atividades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado