Menu
Mundo

Assembleia convoca nova votação para escolher presidente alemão

Arquivo Geral

30/06/2010 9h33

A Assembleia federal foi convocada a realizar um segundo turno para a eleição do novo presidente da Alemanha depois que nenhum dos quatro candidatos oficiais alcançassem maioria absoluta na primeira votação.

O democrata-cristão Christian Wulff, candidato dos partidos da coalizão governamental que dirige a chanceler federal, Angela Merkel, obteve no primeiro turno 600 votos dos 1.242 membros presentes da Assembleia federal.

Seu maior rival, o independente Joachim Gauck, nomeado pela oposição social-democrata e verde, conquistou 499 votos da assembleia que compõem os 622 deputados do Bundestag e outros tantos delegados escolhidos pelos 16 Parlamentos dos Länder alemães, embora dois não tenham comparecido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado