O presidente da Síria, ed site Bashar al-Assad, foi reeleito com 97,62% dos votos no plebiscito convocado para prorrogar seu mandato por mais sete anos, anunciou hoje o ministro do Interior, Basam Abdul Majid.
Majid informou durante uma entrevista coletiva que a taxa de participação foi de 95,86%, num plebiscito que foi boicotado pela oposição.
Assad, de 41 anos, iniciará seu novo mandato em julho. Ele superou os arrasadores resultados de sua primeira eleição, em 2000, quando, após suceder seu pai, Hafez, obteve o apoio de 97,29% dos eleitores.
Dos mais de 11 milhões de eleitores, apenas 19.563 disseram “não” à manutenção de Bashar al-Assad, segundo os números oficiais. Não havia dúvidas sobre o resultado antes mesmo da eleição, infestada de irregularidades, segundo pôde comprovar a Efe nos locais de votação.
“Os sírios escolheram. A Síria disse não à rendição, não à capitulação, não à democracia deformada. Disse sim à resistência e à decisão livre nacional”, disse Majid à imprensa.
O Ministério do Interior entregará hoje os resultados do plebiscito à Assembléia Popular (Parlamento), que fará uma sessão especial para aprovar o resultado da votação.
O atual mandato de Assad termina em 17 de julho.