Menu
Mundo

Assad designa novo primeiro-ministro e o encarrega de formar Governo

Arquivo Geral

06/06/2012 8h56

O presidente sírio, Bashar al-Assad, designou nesta quarta-feira como novo primeiro-ministro o até agora titular da Agricultura, Riyad Hijab, que recebeu a incumbência de formar o Governo, informaram fontes oficiais sírias à Agência Efe.

 

Hijab substitui como chefe do Executivo Adel Safar, que fora designado em 3 de abril de 2011. Nascido em 1966 em Deir al-Zur, no leste do país, o novo primeiro-ministro é doutor em Engenharia Agrícola e foi secretário-geral do partido governamental Baath em sua cidade natal entre 2004 e 2008.

 

Entre 2008 e fevereiro de 2011, foi governador da província de Quneitra, no sudoeste, e posteriormente foi nomeado governador de Latakia, no oeste, cargo que desempenhou até 14 de abril desse mesmo ano, quando Safar o incluiu em seu gabinete à frente da Agricultura.

 

Trata-se da segunda remodelação do Governo na Síria desde o início dos protestos contra o regime no país, em março do ano passado.

 

O último primeiro-ministro, Safar, recebeu a incumbência de empreender as reformas prometidas pelo regime para aplacar os protestos.

 

Durante seu mandato, foi realizado um referendo para modificar a Constituição e abrir o país ao pluripartidarismo, antes das eleições legislativas que deram a maioria no Parlamento ao Baath.

 

No entanto, a violência no país disparou ao longo deste ano, apesar dos esforços do mediador internacional, Kofi Annan, para freá-la.

 

A nova remodelação acontece três dias depois de Assad ter afirmado em discurso na Assembleia Parlamentar que o país enfrenta uma “guerra verdadeira” contra o terrorismo. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado