Menu
Mundo

Artilharia turca bombardeia Curdistão na fronteira com Iraque

Arquivo Geral

08/10/2007 0h00

A artilharia do Exército turco bombardeou várias áreas do Curdistão na fronteira com o Iraque na noite de domingo, salve sem causar vítimas, informou hoje a agência de notícias iraquiana independente “Aswat Al Iraq”.

Citando comandantes das forças curdas, a agência informa que cerca de 200 projéteis de artilharia atingiram as localidades de Zakhu e Al Amadiya, na província curda de Dohuk, a 460 quilômetros de Bagdá.

Testemunhas locais em Kani Masi relataram à agência que os mísseis foram lançados de um quartel turco a 2 quilômetros da fronteira iraquiana. Segundo as fontes, o bombardeio causou pequenos incêndios em algumas florestas.

Em setembro, os ministros do Interior do Iraque e da Turquia assinaram em Ancara um acordo de cooperação antiterrorista que não incluía o direito à “perseguição além da fronteira” – ou seja, o direito da Turquia a perseguir militantes curdos dentro do território iraquiano.

O Governo Autônomo do Curdistão iraquiano deixou claro que não respeitará nenhum acordo entre Iraque e Turquia relativo ao Curdistão se não contar com o conhecimento e consentimento prévios das autoridades curdas.

A Turquia solicitou várias vezes que as autoridades iraquianas permitam perseguir os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) turco, separatistas envolvidos em uma “guerra de baixa intensidade” contra o Estado turco desde os anos 1980.

Os turcos alegam que as autoridades do Curdistão autônomo dão cobertura aos rebeldes do PKK ou pelo menos toleram sua presença.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado