Siderar, a maior siderúrgica da Argentina e integrante do grupo Ternium, anunciou hoje a suspensão de seu plano de investimentos no valor de US$ 1,2 bilhão por causa da queda na demanda de aço, devido à crise financeira global.
“O plano, que já comportou investimentos da ordem de US$ 730 milhões desde seu início no ano de 2005, se estima que poderá ser completado quando se recuperar o nível de demanda interna e internacional”, diz a companhia em uma nota enviada à Bolsa de Comércio de Buenos Aires.
A empresa explicou que a suspensão do plano, destinado a aumentar a capacidade de produção de aço cru e produtos elaborados, permitirá garantir a continuidade operacional e protegerá a situação financeira da companhia.
O plano de investimentos tinha sido anunciado no início de 2005 e depois ampliado em 2007, mas a firma decidiu paralizá-lo devido “à grave crise internacional suscitada em meados de 2008 que impactou severamente no mercado de aço mundial, por causa da redução da demanda de bens duráveis, de bens de capital e da queda na atividade da construção”, diz a nota.