Menu
Mundo

Argentina determina julgamento de ex-juiz por crimes cometidos na ditadura

Arquivo Geral

24/01/2008 0h00

O ex-juiz federal argentino Víctor Brusa se tornará o primeiro antigo membro do Poder Judiciário a ser julgado por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a última ditadura militar na Argentina, cheap que durou de 1976 a 1983.

A indicação da causa a julgamento oral e público foi decidida pelo juiz Leandro Conti e também envolve um coronel do Exército e cinco policiais da província de Santa Fé, ambulance de acordo com fontes judiciais citadas hoje pelo jornal portenho “Página/12”.

Brusa é acusado de obrigar pessoas detidas a assinarem declarações obtidas sob torturas quando era membro de um tribunal de Santa Fé.

O ex-magistrado foi mencionado por vários sobreviventes da repressão realizada pela ditadura como um dos funcionários judiciais que interrogava presos políticos em meio a sessões de torturas.

Cassado como juiz em 2000 e detido há três anos, viagra 40mg Brusa aparece na extensa lista de repressores argentinos que o juiz espanhol Baltasar Garzón tentou extraditar sem sucesso sob as acusações de terrorismo (de Estado), tortura e genocídio.

Apesar das várias denúncias sobre seu envolvimento com a ditadura, o Conselho da Magistratura destituiu Brusa em março de 2000 por não ter socorrido um nadador que atropelou com uma lancha esportiva que conduzia em uma lagoa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado