Menu
Mundo

Após mais de três anos preso, ativista chinês Hu Jia é libertado

Arquivo Geral

26/06/2011 9h20

 

 

 

O dissidente chinês Hu Jia foi libertado após cumprir três anos e meio de prisão “por incitar à subversão”, anunciou neste domingo (pelo horário local) sua esposa, Zeng Jinyan, no microblog Twitter.

 

Zeng, que não queria fazer declarações até que seu marido estivesse livre, disse que Hu chegou a sua casa às 2h30 deste domingo (pelo horário local, sábado no Brasil).

 

“Estava calmo e muito feliz. Precisa descansar”, afirmou Zeng Jinyan, que também é ativista dos direitos humanos, em sua conta no Twitter. Ela agradeceu a todos pelo apoio a seu marido, que já está com a família.

 

Ainda não estão claras as condições da liberdade de Hu Jia, de 37 anos, já que outros ativistas recém-libertados, como o consagrado artista Ai Weiwei, só puderam deixar a prisão sob a proibição de sair da China ou de fazer declarações à imprensa durante um ano.

 

Ativista dos direitos humanos e defensor sobretudo dos portadores de Aids, Hu foi detido em dezembro de 2007 e condenado em abril de 2008. Segundo sua esposa, ele está com Hepatite B, doença agravada durante a prisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado