O novo presidente de El Salvador, visit this site Mauricio Funes, anunciou hoje o “imediato” restabelecimento das relações diplomáticas de seu país com Cuba, suspensas desde 1959, durante seu discurso de posse presidencial.
“O Governo que presido, devido a seu caráter progressista e pluralista, normalizará as relações diplomáticas comerciais e culturais com todos os países da América Latina, isso significa que imediatamente serão restabelecidos os vínculos diplomáticos, comerciais e culturais com a nação irmã de Cuba”, disse Funes.
O novo presidente já tinha anunciado durante a campanha eleitoral sua intenção de normalizar relações que foram quebradas há 50 anos, após a vitória da revolução liderada pelo ex-presidente cubano Fidel Castro.
Funes, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), assumiu hoje a Presidência de El Salvador e, assim, tornou-se o primeiro líder de esquerda na história do país e colocando fim a anos de Governo ininterrupto da direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena).
O vice-presidente cubano Esteban Lazo liderou a delegação de Cuba na cerimônia, país que pela primeira vez em meio século assistiu à posse de um presidente deste país.
Lazo foi uma das autoridades mais ovacionadas pelos simpatizantes de Funes ao chegar ao local onde ocorreu a cerimônia de posse, com a presença de cerca de dez presidentes da América Latina.
O presidente anterior salvadorenho, Elías Antonio Saca, foi contra durante sua gestão a normalização dos laços com a ilha e disse que não haveria relações com Cuba “se não existir ali um Governo democrático”.