O ministro das Relações Exteriores, pill Celso Amorim, pill voltou a defender hoje a entrada da Venezuela no Mercosul.
“Se for aprovada (a entrada venezuelana) será bom para o Brasil, pill econômica e politicamente pela estabilidade. Também para a Venezuela e para o Mercosul”, afirmou Amorim, após um ato oficial no Palácio do Planalto.
A adesão da Venezuela ao bloco deve ser ainda aprovada pelos Congressos de Brasil e Paraguai, em processo que de acordo com Chávez está demorando demais.
Segundo o presidente venezuelano, esse “atraso” se deve a influências do “império” (em alusão aos Estados Unidos).
Amorim insistiu em afirmar que o ingresso da Venezuela será bom para a integração da América do Sul e para o bloco comercial, que teria “uma vértebra maior, da Patagônia até o mar do Caribe”.
“E será boa também para a Venezuela, porque acho que a convivência com as demais democracias do Mercosul ajudará a consolidar ainda mais o processo democrático da Venezuela”, acrescentou. “Mas nós não queremos interferir”, sustentou.