Menu
Mundo

Americanos ganham Nobel de Economia 2011

Arquivo Geral

10/10/2011 9h39

Os americanos Christopher A. Sims e Thomas J. Sargent são os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2011, por “suas pesquisas sobre a relação de causa e efeito das políticas macroeconômicas adotadas pelos governos” informou nesta segunda-feira a Academia Real das Ciências da Suécia.

A instituição sueca destacou que Sims e Sargent desenvolveram métodos para estudar “o que causa cada coisa”, além de “ferramentas que se transformaram em dominantes nos estudos macroeconômicos”.

Sargent, nascido em 1943 em Pasadena, trabalha na Universidade de Nova York. Sims nasceu em 1942 em Washington e realiza seus estudos na Universidade de Princeton.

O anúncio do Nobel de Economia fecha a edição de 2011 destes prestigiados prêmios, que começou na segunda-feira passada com o de Medicina, dividido entre o americano Bruce Beutler, o franco-luxemburguês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman, morto dias antes da divulgação da premiação.

Na terça-feira passada, foi anunciado o Nobel de Física, que reconheceu os astrônomos americanos Saul Perlmutter, Brian P. Schmidt e Adam G. Riess. Na quarta-feira, o cientista israelense Daniel Shechtman venceu o Nobel de Química.

O Nobel de Literatura, entregue na quinta-feira, foi para o poeta sueco Tomas Tranströmer, e na sexta-feira foi divulgado que o Nobel da Paz será dividido pela presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee e pela iemenita Tawakkul Karman.

A entrega dos prêmios acontecerá em duas cerimônias paralelas – em Oslo para o da Paz e em Estocolmo os restantes – no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Os Nobel estão dotados com 1,1 milhão de euros para cada uma de suas seis categorias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado