Os imunologistas Bruce A. Beutler (Estados Unidos), Jules A. Hoffmann (França) e Ralph M. Steinman (Canadá) são os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2011, informou nesta segunda-feira o Instituto Karolinska de Estocolmo.
Ao anúncio do Nobel de Medicina seguirão esta semana os de Física e Química, terça-feira e quarta-feira, o de Literatura, na quinta-feira, e o da Paz, na sexta-feira.
O trio de cientistas vai dividir o prêmio pela descrição do sistema imunológico humano, informou o instituto, que serviu para combater doenças contagiosas e desenvolver vacinas.
Beutler e Hoffmann compartilharão a metade do prêmio pelo estudo da imunidade congênita e Steinman pela descoberta das células dendríticas que ativam o sistema imunológico.
O americano Beutler nasceu em 1957 em Chicago (EUA) e trabalha no instituto de pesquisa Scripps da Califórnia. Já Hoffmann, nascido em Luxemburgo em 1941 e de nacionalidade francesa, é presidente da Academia Francesa das Ciências desde 2007.
O canadense Steinman nasceu em 1943 em Montreal e é professor na Universidade Rockefeller de Nova York. Os ganhadores do prêmio, além do reconhecimento, ganharão o equivalente a 1,1 milhões de euros. Na próxima semana, dia 17 de outubro, também será conhecido também o Nobel de Economia.
A entrega dos prêmios será realizada, como manda a tradição, em duas cerimônias paralelas, em Oslo para o da Paz e em Estocolmo dos demais, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.