Menu
Mundo

Alto dirigente do regime deposto de Assad é preso na Síria

O general Mohamed Kanjo Hassan, chefe da justiça militar sob Bashar al Assad e “responsável por numerosas condenações à morte”

Redação Jornal de Brasília

26/12/2024 15h51

syria conflict

Combatente afiliado à nova administração da Síria na cidade costeira ocidental de Latakia, na Síria, em 26 de dezembro de 2024. As novas autoridades da Síria lançaram uma operação em um reduto do presidente deposto Bashar al-Assad em 26 de dezembro, com um monitor de guerra dizendo que três homens armados afiliados ao antigo governo foram mortos, um dia após protestos furiosos irromperem em várias áreas da Síria por causa de um vídeo mostrando um ataque a um santuário alauíta que circulou online. (Foto de Aaref WATAD / AFP)

As forças de segurança sírias prenderam, nesta quinta-feira (26), um alto dirigente do regime deposto em Tartus, no oeste do país, durante uma operação marcada por confrontos mortais, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O general Mohamed Kanjo Hassan, chefe da justiça militar sob Bashar al Assad e “responsável por numerosas condenações à morte” na prisão de Saydnaya, perto de Damasco, foi preso na localidade de Khirbet al Ma’zah junto com 20 membros de sua guarda pessoal, segundo o OSDH.

Mohamed Kanjo Hassan assinou a condenação à morte de “milhares de pessoas em julgamentos sumários”, informou à AFP Diab Seria, cofundador da Associação de Detidos e Desaparecidos da prisão de Saydnaya.

Sua associação estimou em cerca de 150 milhões de dólares (R$ 924,75 milhões) a fortuna acumulada às custas das famílias dos detidos, que pagavam por informações sobre seus entes queridos, as quais nunca eram fornecidas.

A prisão de Mohamed Kanjo Hassan, “um dos criminosos do regime de Assad, representa um passo importante rumo à obtenção de justiça e à persecução dos criminosos”, celebrou no X (antigo Twitter) a coalizão síria de oposição, que reúne as principais formações políticas no exílio.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado