O grupo aéreo franco-holandês Air France-KLM decidiu hoje acabar com as negociações para comprar a Alitalia, health depois que os sindicatos da companhia aérea italiana apresentaram uma proposta que, na opinião da empresa, é “muito deficitária”.
Segundo informou a Air France-KLM em comunicado, a proposta dos sindicatos supõe “um marco totalmente diferente” do que a empresa havia planejado no ano passado e é “incompatível com a meta de uma volta rápida à rentabilidade da Alitalia”.
O grupo franco-holandês lembra na nota que a oferta estava subordinada a um acordo prévio com as organizações representativas da maioria das categorias do pessoal da Alitalia (funcionários de terra e de vôo).
“A Air France-KLM sabe, por experiência, que no mercado do transporte aéreo nenhum plano de reestruturação teve êxito sem o consenso dos trabalhadores”, diz o documento.
Para os responsáveis da Air France-KLM “o plano industrial da Alitalia só poderia obter êxito se fosse apoiado pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores”.
Com isso, a Air France-KLM informa que constatou, “com pesar, que já não existem mais as condições para continuar com as negociações” e lembrou que seu Conselho de administração não possui nenhum mandato para dar prosseguimento ao “novo esquema”.
Na nota, o presidente da Air France-KLM, Jean-Cyril Spinetta, afirma que era um projeto no qual “acreditava profundamente” e no qual continua acreditando, “porque teria permitido a Alitalia reencontrar rapidamente o caminho do crescimento rentável”.
Por sua parte, a Alitalia, informou em Roma que o presidente da companhia aérea, Maurizio Prato, apresentou sua demissão.
Foi convocada para amanhã uma assembléia extraordinária do Conselho de Administração da Alitalia.