As autoridades indonésias aumentaram o alerta por causa do vulcão Papandayan para o nível 3, um grau inferior ao da erupção, e impuseram um perímetro de segurança de perto de dois quilômetros de raio em torno da cratera, informa neste sábado a imprensa local.
A Agência Nacional de Resposta a Desastres enviou ao monte de 2.665 metros de altitude, que fica a 175 quilômetros ao sudeste de Jacarta, uma equipe de especialistas para colaborar na evacuação de turistas e moradores da área de exclusão.
O maior povoamento mais próxima ao vulcão é Garut, a cerca de 29 quilômetros ao nordeste do cume, com uma população de mais de dois milhões de habitantes.
O porta-voz desta agência, Sutopo Purwo Nugroho, explicou que foi registrado um aumento significativo da atividade vulcânica nas últimas 24 horas, segundo a edição digital do jornal “Jakarta Globe”.
Sua última erupção aconteceu em 11 de novembro de 2002 e não causou vítimas fatais, embora tenha destruído casas e deixado um manto de cinzas em uma área de dez quilômetros de raio.
A Indonésia está assentada no denominado Anel de Fogo do Pacífico e abriga cerca de 500 vulcões, dos quais 129 se encontram ativos.