Menu
Mundo

Alemanha realiza operação antiterrorista em vários estados

Arquivo Geral

22/11/2008 0h00

Berlim, viagra 22 nov (EFE).- Forças especiais da Polícia alemã realizaram na última quinta-feira várias operações coordenadas nos estados de Baden-Württemberg, Renânia-Palatinado e Baixa Saxônia contra suspeitos de envolvimento em uma célula terrorista islâmica.

Um porta-voz do Escritório Federal de Investigação Criminal alemão (BKA) confirmou hoje as inspeções nas casas de várias pessoas suspeitas de disponibilizar material para a fabricação de bombas. No entanto, não houve nenhuma prisão.

As inspeções foram dirigidas contra pessoas suspeitas de fazerem parte da célula de Sauerland, comandada pelo alemão convertido ao islamismo Fritz Gelowicz, detido no ano passado com mais de 700 quilos de material para fabricar explosivos, antecipa a revista “Der Spiegel”, com informações da edição da próxima segunda-feira.

Entre os suspeitos cujos domicílios sofreram inspeção destacam-se os cidadãos sérvios Bekim T. e Dzavid B., na região de Bad Harzburg, suspeitos de fornecer 26 detonadores militares para Gelowicz, acrescenta a revista.

As averiguações aconteceram pouco antes da entrega à Alemanha esta semana, por parte das autoridades turcas, do alemão Attila S., detido há mais de um ano na Turquia.

O jovem, de 23 anos e com passaporte alemão, oriundo de Konya e suposto membro de uma célula islâmica que planejava atentados na Alemanha, foi entregue nesta sexta-feira à Justiça alemã, acusado de fornecer material explosivo a uma célula terrorista.

A célula de Sauerland foi interceptada em setembro de 2007 em Oberschledorn (Renânia do Norte-Vestfália) e era integrada por dois alemães convertidos ao islamismo e por um turco, com os quais foram encontrados 730 quilos de material explosivo que estavam sendo preparados para um atentado na Alemanha.

Attila S., o quarto suspeito, teria se encarregado de fornecer os detonadores, 26 no total, que foram apreendidos quando o trio foi detido.

O material aparentemente era oriundo da Síria e entrou na Alemanha com a ajuda de um jovem de Wolfsburg (norte), que os levava escondidos nos sapatos.

Attila S. foi detido na Turquia no início do mês e, imediatamente, a Alemanha fez um pedido de extradição, pois ele recebera instrução em um acampamento do Paquistão.

Suspeita-se que a célula tenha planejado vários atentados no ano passado no aniversário do 11 de Setembro de 2001, e entre os alvos estaria uma área que vai do aeroporto de Frankfurt até a base militar aérea dos Estados Unidos de Ramstein, a maior da Europa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado