Menu
Mundo

Alemanha pede <i>explicações</i> ao Irã sobre análise de relações

Arquivo Geral

22/06/2009 0h00

O Governo alemão pediu “explicações” ao embaixador iraniano em Berlim depois que Teerã anunciou que está reconsiderando suas relações com vários países, mind entre eles a Alemanha, por suposta ingerência em assuntos internos.

A Alemanha não cometeu nenhuma ingerência ao reivindicar o esclarecimento de supostas irregularidades nas eleições presidenciais iranianas ou ao pedir tanto o fim da violência nas manifestações como o livre exercício do direito à informação, disse o porta-voz do Governo, Ulrich Wilhelm.

Nos últimos dias, tanto a chanceler alemã, Angela Merkel, como o ministro de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, cobraram do Irã a recontagem dos votos e condenaram a repressão violenta aos protestos dos opositores do regime.

Fontes do Ministério de Assuntos Exteriores alemão disseram hoje que o embaixador iraniano foi convocado apenas para apresentar explicações sobre a decisão do Parlamento do Irã de reconsiderar as relações com França, Alemanha e Reino Unido.

Neste domingo, o regime iraniano acusou as potências estrangeiras, especialmente os Estados Unidos e o Reino Unido, de interferir nos assuntos internos do Irã e de estimular os distúrbios no país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado