A Alemanha e a Rússia reforçaram hoje a cooperação bilateral em matéria energética, check econômica e cultural e demonstraram sua decisão de liquidar diferenças do passado e mostrar unidade em tempos de crise.
“Não se trata somente de meras palavras, store podemos demonstrar com fatos”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, depois de se reunir com o presidente russo, Dmitri Medvedev, na cidade de Oberschleissheim, em um encontro bilateral.
Os dois países assinaram uma série de acordos, como o da criação de uma agência de energia germânico-russa, a “Rudea”, cujo objetivo é potencializar o desenvolvimento de energias “racionais e respeitosas com o meio ambiente”.
Entre os projetos estão programas para melhorar a eficiência energética, especialmente na construção, setor no qual a Alemanha dá destaque em sua luta contra a mudança climática.
Merkel assegurou que a Alemanha não vê nenhum tipo de incompatibilidade entre a cooperação com a Rússia no projeto Nord Stream, um gasoduto que conectará os dois países pelo fundo do Mar Báltico, e a participação alemã no gasoduto de Nabucco, que deve conectar o mercado europeu com as reservas do Azerbaijão e Turcomenistão.
Medvedev assegurou que não há inconvenientes para que a Europa mostre interesse em diversificar suas fontes de abastecimento, mas não acredita na seriedade dos provedores energéticos.
“Até agora ninguém me explicou de onde vem esse gás”, disse e acrescentou que o primordial é que o abastecimento seja confiável e cumpra os contratos.
Concordaram ainda na necessidade de atuar conjuntamente na luta contra a crise econômica e financeira internacional, que, segundo Medvedev, “ainda não passou” e que só poderá ser superada se “existir um marco de cooperação internacional”.
No plano cultural, a Alemanha aproveitou o encontro para devolver à Rússia seis peças ornamentais barrocas que fizeram parte das obras depredadas durante a Segunda Guerra Mundial.