O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Alan Greenspan disse hoje que, embora a recessão da economia americana não tenha acabado, o final está “muito perto”.
Em entrevista a um programa do canal “ABC”, Greenspan disse que a saúde do sistema financeiro melhorou consideravelmente, depois que o colapso do sistema financeiro provocou a maior crise econômica desde a Grande Depressão, em 1929.
“O colapso, na minha opinião, está agora atrás de nós”, disse o ex-presidente do Fed, acrescentando que está “quase certo” de que a economia americana havia “chegado ao fundo do poço” e a recuperação começou em meados de julho.
Greenspan espera que o desemprego, que alcançou taxas de 9,5% e calcula-se que chegará a dois dígitos nos próximos meses, assim como a perda de postos de trabalho, continuem, mas a um ritmo mais lento.
Além disso, disse que os sinais de estabilização e o aumento da confiança na economia poderiam ser afetados por uma nova queda do preço do imóvel.
Embora não considerou que possa ocorrer uma queda abrupta, disse que o preço do imóvel se estabilizou apenas temporariamente e é possível outra onda de baixas.
Esta queda poderia representar uma “mudança significativa na confiança subjacente dos consumidores”, disse, se as hipotecas subirem e os preços das casas caírem abaixo de seus níveis de hipoteca.