O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore lançará na quarta-feira uma campanha de US$ 300 milhões para conscientizar a opinião pública do país sobre a importância de as emissões de gases poluentes serem reduzidas.
A iniciativa, hospital que o site do jornal “The Washington Post” descreve hoje como “uma das campanhas de conscientização (…) mais ambiciosas e caras da história americana”, se estenderá por três anos.
O idealizadores dela farão uso da internet e do espaço comercial de vários programas de TV para obter os resultados desejados.
Em declarações ao “Post”, Gore disse que os filmes e outros instrumentos da iniciativa vão mostrar que a crescente conscientização da população sobre o problema da mudança climática ainda não se traduziu em uma mudança de políticas em Washington.
O ex-vice-presidente americano declarou que a campanha, que ele ajudará a financiar, se deve, em parte, ao seu medo de que que os legisladores não estejam dispostos a reduzir as emissões de gases poluentes vinculadas à mudança no clima.
“Esta crise climática está tão entrelaçada com hábitos e padrões tão arraigados que, até que não haja uma mudança no senso de urgência da opinião pública, os representantes políticos de ambos os partidos se mostrarão tímidos na hora de realizar as audaciosas mudanças necessárias”, disse Gore ao “Post”.
O político, um dos premiados com o Prêmio Nobel da Paz no ano passado, disse que a campanha já recebeu metade do dinheiro de doações privadas que deverá consumir.
O ex-vice-presidente se recusou a revelar quanto colocou do próprio bolso na iniciativa. Mas, segundo o “Post”, ele doou todo o dinheiro do prêmio Nobel e o que ganhou quando seu documentário (“Uma Verdade Inconveniente”) faturou o Oscar, entre outras aplicações.
Ainda de acordo com a publicação, o total investido por Gore na campanha chegou a US$ 2,7 milhões.
A nova iniciativa chega em um momento em que o candidato republicano à Presidência John McCain e os democratas Hillary Clinton e Barack Obama se mostraram a favor da imposição de limites às emissões de gases estufa.
A aposta do trio é muito diferente da atual postura da Casa Branca, que se opõe ao estabelecimento de cotas.
Gore, que apóia uma redução de 90% nas emissões de gases poluentes, disse se sentir “encorajado” com a postura dos que participam da corrida eleitoral, mas frisou que a pressão da população é importante.
“O que acontecerá depois das eleições vai depender da quantidade de pessoas que conquistarmos no país”, acrescentou.