Menu
Mundo

Al Gore diz que líderes que negam aquecimento global enfraquecem a democracia

Arquivo Geral

06/12/2009 0h00

O ex-vice-presidente americano e ativista na luta contra a mudança climática, Al Gore, acredita que “os líderes que negam o aquecimento global enfraquecem a democracia”.


“Esta é a maior ameaça a nossa civilização”, disse Gore, em uma entrevista ao jornal italiano “La Repubblica”, publicada hoje.


Além disso, falou sobre a polêmica gerada por uma série de e-mails enviados entre cientistas sobre como manipular dados que confirmem a influência do homem na mudança climática.


“Os que negam a mudança climática estão enganando as pessoas fazendo-as crer que esses e-mails têm um significado maior” do que realmente tem, disse o prêmio Nobel da Paz, que ressaltou que “o clima está mudando” e isso é um fato.


Por outro lado, Gore reiterou que, em sua opinião, o plano apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para cortar as emissões em 17% no país antes de 2017 “é mais fraca do que deveria”.


“Eu gostaria que os EUA pudessem fazer mais”, comentou, enquanto disse que “Obama tomou a decisão justa ao optar por ir” à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, que durante 12 dias, a partir de amanhã, discutirá a mudança climática.


“Os EUA são a nação que pode oferecer mais soluções e que conta com a liderança para fazê-lo. Espero que o presidente queira fazer mais”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado