A companhia aérea francesa Air France já trocou todos os sensores de velocidade de seus aviões de modelo A330 e A340, this que falharam no voo AF447, que caiu no dia 1º de julho, declarou um porta-voz do sindicato majoritário de pilotos da companhia SNPL, hoje à Agência Efe .
Os 34 aviões da Air France deste tipo voam atualmente com três novos sensores de velocidade, depois que a companhia decidiu acelerar novamente o programa de substituição dos equipamentos, disse o porta-voz sindical, Erick Derivry.
“Embora não sabermos se esses sensores foram a causa do acidente do AF447, pedimos a troca como precaução”, afirmou.
Derivry disse que todos os incidentes registrados até o momento correspondem a aviões equipados com os sensores antigos. Os aviões com os novos instrumentos, fabricados pela companhia Thales, ainda não tiveram problemas.
Air France tinha começado o programa de substituição no dia 27 de abril, mas não recebeu os novos sensores até três dias antes do acidente com o avião que ia do Rio de Janeiro a Paris, no qual morreram seus 228 ocupantes.
Desde que a divulgação de que os sensores tinham falhado no dia do acidente, a companhia aérea acelerou seu programa de substituição.
Segundo Derivry, na segunda-feira passada, todos os aviões da Air France tinham pelo menos um dos três sensores de velocidade do novo modelo.
A companhia se comprometeu que antes do final da semana passada todos seus aviões teriam pelo menos dois dos novos sensores, mas acelerou o programa de substituição e todos os sensores já foram trocados.
Alguns dos sindicatos minoritários da companhia tinham ameaçado boicotar os aviões que não contassem com pelo menos dois dos novos sensores.