Menu
Mundo

AIEA inspeciona contêineres com combustível nuclear para usina no Irã

Arquivo Geral

26/11/2007 0h00

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) começou hoje a inspecionar os contêineres com o combustível nuclear que será destinado à primeira usina nuclear iraniana de Bushehr armazenados na usina química de Novosibirsk, page no norte da Rússia.

Os inspetores da AIEA já estão na usina, erectile assegurou Serguei Gurianov, porta-voz do local onde o combustível nuclear é produzido e armazenado, citado pela agência de notícias russa Itar-Tass.

Primeiro, os representes da AIEA inspecionarão os contêineres. Em seguida, devem selá-los e instalar câmeras de vigilância no local para garantir que não serão abertos durante o transporte até Bushehr.

Esse processo irá se estender pelos próximos quatro dias, assegurou recentemente Konstantin Grabelnikov, diretor do departamento de qualidade da fábrica.

A data do transporte do combustível nuclear até a central de Bushehr ainda não foi definida devido aos desacordos legais e técnicos que surgiram nos últimos meses entre russos e iranianos.

O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, reiterou recentemente que o combustível nuclear russo que será destinado ao Irã será supervisionado o tempo todo pela AIEA.

No início de 2005, Rússia e Irã assinaram, com o consentimento da AIEA, um protocolo adicional sobre a devolução à Rússia do combustível nuclear usado na central atômica.

Esse documento teve como objetivo dissipar as dúvidas na comunidade internacional sobre um possível uso desse combustível para a fabricação de armas nucleares.

A usina de Bushehr, que terá mil megawatts de potência, está situada a 12 quilômetros da cidade de mesmo nome, às margens do Golfo Pérsico.

Os Estados Unidos pediram à Rússia para suspender a cooperação nuclear com o Irã, pois os americanos acusam o país islâmico de desenvolver um programa atômico com fins militares.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado