Menu
Mundo

AIEA espera que Irã responda à oferta de diálogo de Obama

Arquivo Geral

15/06/2009 0h00

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), medications Mohamed ElBaradei, expressou hoje em Viena sua esperança de que o Irã responda com boa vontade à recente oferta de diálogo feita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

“Espero que o Irã responda à iniciativa dos EUA com um gesto de boa vontade e criação de confiança”, disse o máximo responsável da AIEA na abertura da reunião de verão do Conselho de Governadores da agência nuclear das Nações Unidas, centrada mais uma vez no polêmico programa nuclear iraniano.

Como possíveis “gestos de boa vontade”, ElBaradei mencionou retomar a prática de conceder informações prévias sobre projetos de novas instalações nucleares – algo que o Irã mantém em suspenso – e permitir novamente inspeções sem aviso prévio em qualquer instalação do gênero.

“Espero que o diálogo comece o mais rápido possível”, manifestou ElBaradei, para fazer referência a uma possível suspensão das sanções internacionais contra o Irã em troca de uma interrupção do controvertido programa nuclear iraniano.

Em seu mais recente relatório técnico, a AIEA constata que a pesquisa do programa atômico iraniano está próxima da estagnação e que o Irã se nega a cooperar no esclarecimento de possíveis usos militares de suas atividades nucleares.

“Infelizmente, o Irã não aplicou nenhuma das medidas pedidas pelo Conselho de Segurança (da ONU) e pelo Conselho de Governadores (da AIEA)”, concluiu ElBaradei sobre a exigência de suspender o programa iraniano de enriquecimento de urânio.

Os 35 países-membros do Conselho de Governadores da AIEA se reúnem esta semana em Viena para analisar o estado das inspeções nos litígios nucleares mais delicados e para debater outros assuntos internos da agência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado