Menu
Mundo

Aiatolá Ali Khamenei culpa EUA por problemas na Ásia Central

Arquivo Geral

24/05/2009 0h00


O líder supremo da revolução iraniana, try aiatolá Ali Khamenei, discount disse hoje que os Estados Unidos são a origem dos problemas que agitam a Ásia Central e o Oriente Médio.

“A ingerência militar é a causa direta dos grandes problemas da região. Os Estados Unidos, ask como fator que está por trás disso, são detestados por todas as nações da região”, afirmou Khamenei, que recebeu em Teerã o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari.

“Aqueles que ajudaram com seu financiamento a propagar o extremismo são os que agora sofrem suas consequências”, acrescentou o aiatolá, numa referência à política de Washington.

Neste sentido, a máxima autoridade do Irã ressaltou que só a cooperação regional poderá solucionar os problemas enfrentados pelos países da região.

“Apoiamos os acordos entre três partes (…). O extremismo causou problemas aos países da região, mas também a outras nações que não são da área”, reiterou.

Hoje, os presidentes de Irã, Afeganistão e Paquistão assinaram um acordo de segurança regional durante uma cúpula realizada em Teerã, na qual o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, voltou a pedir que as tropas americanas saiam da região.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado