Menu
Mundo

Ahmadinejad pede que <i>justiça substitua o ódio</i> no Ano Novo persa

Arquivo Geral

20/03/2009 0h00

O presidente iraniano, sildenafil Mahmoud Ahmadinejad, doctor manifestou hoje seu desejo de que o início do Ano Novo persa e a chegada da primavera (hemisfério norte) sirva para que “a justiça substitua o ódio e a discriminação no cenário internacional”.

Em discurso por ocasião da festa do Noruz, order primeiro dia do ano segundo o calendário solar persa, Ahmadinejad ressaltou que a “humanidade deve construir um mundo caracterizado pela paz, pela estabilidade e pela amizade, construído sobre a ética e a espiritualidade”.

As declarações de Ahmadinejad foram divulgadas poucas horas depois de o presidente americano, Barack Obama, dirigir uma mensagem conciliadora ao povo iraniano, na qual propôs pôr fim a três décadas de hostilidade entre os dois países.

Teerã e Washington romperam seus laços diplomáticos em abril de 1980, quando houve a Revolução Islâmica que derrubou a monarquia pró-ocidental do último xá da Pérsia, Mohammed Reza Pahlevi.

No entanto, as raízes do conflito remontam a 1953, data na qual um golpe de Estado executado pela CIA (agência de inteligência dos EUA) em colaboração com os serviços secretos britânicos derrubou o primeiro-ministro nacionalista Mohammed Mosadegh e devolveu o poder absoluto ao xá.

As relações entre EUA e Irã pioraram em 2002, durante a administração do ex-presidente americano George W. Bush, depois de a oposição iraniana no exílio denunciar que o país asiático mantinha um programa paralelo e secreto para a aquisição de armas nucleares.

Hoje, um dos principais assessores da Presidência iraniana, Ali Akbar Javanfekr, declarou à Agência Efe que o Irã “recebe de boa fé” a mensagem de Obama, mas a considera insuficiente e acrescentou que boas palavras devem se traduzir em fatos.

“Os EUA devem admitir seus erros históricos” ressaltou Javanfekr, considerado um dos colaboradores mais próximos de Ahmadinejad.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado