Menu
Mundo

Ahmadinejad nomeia 2 mulheres para seu futuro gabinete

Arquivo Geral

16/08/2009 0h00

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, adiantou hoje a composição de seu futuro gabinete, no qual haverá pelo menos duas mulheres.

Em entrevista à televisão pública, o governante explicou que trabalha “duro” há um mês em seu gabinete e prevê apresentar sua composição definitiva na quarta-feira ao Parlamento para que seja aprovada.

Ahmadinejad revelou que o parlamentar Fatemeh Ajorlu é sua opção para dirigir o Ministério de Bem-estar e Seguridade Social, e a ex-deputada Marzieh Vahid Dastgerdi liderará o Ministério da Saúde.

Ele também deixou em aberto a possibilidade de que uma terceira mulher possa fazer parte do novo Executivo.

O presidente afirmou ainda que proporá o clérigo Heidar Moslehi como novo ministro de Inteligência, enquanto Ali Akbar Mehrabian e Mohamad Abbasi permanecerão nos ministérios de Indústria e Minas e de Cooperação, respectivamente.

Shamseddin Hosseini será proposto para o Ministério da Economia e Fazenda, acrescentou.

Pela Constituição iraniana, a composição do gabinete deve ser aprovada pelo Parlamento, que pediu ao presidente que escolha pessoas com experiência para o próximo Governo.

Há alguns dias a agência de notícias “Isna” informou que 202 dos 290 deputados que formam a Câmara assinaram uma carta na qual pedem a Ahmadinejad um Gabinete qualificado.

O próprio presidente do Parlamento, Ali Larijani, se uniu ao pedido.

“O ministério não é um lugar para aprender. Os ministros devem ter passado por certas fases”, disse Larijani, citando pela televisão estatal “PressTv”.

Hoje, Ahmadineaj insistiu em que formar um gabinete está entre as tarefas mais difíceis de um presidente e que as novas condições no país, tanto nacionais como internacionais, exigem uma equipe que se adapte às mesmas.

“Entramos em uma nova etapa após as eleições com novas condições que requerem uma nova forma de gabinete que se adapte a estas condições”, afirmou.

“Agora é necessário um gabinete mais hábil que siga os interesses do povo e do Governo”, acrescentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado