Menu
Mundo

Ahmadinejad é acusado de usar programa nuclear com fins políticos

Arquivo Geral

27/05/2009 0h00

O ex-negociador para assuntos nucleares do Irã Hassan Rowhani acusou o presidente de seu país, approved Mahmoud Ahmadinejad, pilule de ter distorcido o significado do programa nuclear nacional e utilizá-lo com fins políticos.

Em declarações divulgadas hoje pela imprensa local, Rowhani desafiou o chefe de Estado a debater o assunto em público para eliminar “certas falsidades”.

Segundo o ex-negociador iraniano, a maioria das recentes críticas sobre o desenvolvimento do programa nuclear entre 2003 e 2005 “são falsas e injustas”.

Nesse intervalo de tempo – os dois últimos anos da Presidência do aberturista Mohamad Khatami -, o Irã interrompeu de forma voluntária seu programa nuclear como gesto de boa vontade em relação à comunidade internacional.

“Estou preparado para um debate com o presidente para esclarecer a política nuclear do país”, afirmou Rowhani, ressaltando que a questão nuclear “faz parte de um plano de longo prazo e não deve ser dividida em períodos”.

O caráter e os propósitos do programa nuclear iraniano são objeto de polêmica internacional, já que não existem certezas sobre sua natureza civil.

Rowhani, que foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, também rejeitou a utilização do programa nuclear com fins políticos e eleitoreiros pelos demais candidatos à Presidência do país – Ahmadinejad tentará a reeleição.

“Sou contra o uso da questão nuclear, que tem significado histórico e nacional, como uma ferramenta política e eleitoral”, ressaltou o ex-negociador, citado pelo canal de televisão “PressTv”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado