Dezenas de agricultores franceses jogaram hoje estrume e palha nas proximidades do Palácio do Eliseu, a residência oficial do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em um protesto contra a situação do setor.
A manifestação, organizada de madrugada pelo grupo Jovens Agricultores – uma ala do principal sindicato agrário nacional -, foi rapidamente controlada pela Polícia, que dispersou os manifestantes e levou muitos deles para a delegacia para fins de identificação.
Pierre Bot, um dos participantes do protesto, disse à rádio “France Info” que o objetivo da ação era chamar a atenção de Sarkozy, que, segundo disse, seria o único que poderia realmente intervir e mudar a situação do setor agrário.
Bot, que fez referência à diminuição da renda dos agricultores, criticou, em particular, a evolução da Política Agrária Comum (PAC).
Segundo um estudo publicado na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INSEE), a receita dos agricultores franceses deve despencar 34,4% este ano, depois de ter caído 20,3% em 2008 em virtude do desabamento dos preços, da diminuição dos subsídios e do aumento de certos custos associados ao crédito.