Menu
Mundo

Agentes da embaixada francesa em Damasco ficam feridos

Arquivo Geral

11/07/2011 14h31

Três agentes de segurança da Embaixada da França em Damasco ficaram feridos nesta segunda-feira em um novo ataque de partidários do presidente da Síria, Bashar al Assad, contra a delegação diplomática francesa na capital síria, informou o Ministério de Relações Exteriores em Paris.

 

 

“Perante a passividade das forças da ordem (sírias), os agentes de segurança da Embaixada se viram obrigados a fazer três disparos para impedir que os ataques se multiplicassem”, acrescentou em nota oficial o Quai d’Orsay, sede do Ministério em Paris.

 

 

O governo francês, “condena com o maior vigor semelhantes comportamentos, que transgridem de forma flagrante as obrigações da Síria em relação ao direito internacional”, prosseguiu a nota, que relatou ainda que o veículo do embaixador francês foi destruído.

 

 

“Mais uma vez, apelamos às autoridades sírias, responsáveis pela segurança de nosso pessoal e de nossas empresas, para que respeitem e apliquem a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, disse o Ministério em outro trecho do comunicado.

 

 

Paris já havia convocado ontem a embaixadora da Síria na França, Lamia Shakkour, para protestar pela chamada para consultas do embaixador francês em Damasco, Eric Chevallier, pelas visitas deste à cidade de Hama, palco de grandes protestos contra o regime sírio, sem permissões prévias.

 

 

O Ministério francês de Relações Exteriores expressou no domingo sua “estupefação” por essa convocação do embaixador francês na capital síria e além disso, em comunicado, protestou “energicamente” pelo que qualificou como “degradações” sofridas por suas representações naquele país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado