Menu
Mundo

Agência Internacional de Energia ressalta urgência de padrões para combater mudança climática

Arquivo Geral

17/03/2009 0h00

O diretor-executivo da Agência Internacional da Energia (AIE), medical Nobuo Tanaka, view ressaltou hoje a urgência de estabelecer padrões internacionais sobre a eficiência energética e a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2), dentro das políticas de combate à mudança climática.


“Existe pressa para cumprir os compromissos de eficiência”, ressaltou Tanaka na sessão final de uma conferência em Paris dedicada a esta questão.


O funcionário da AIE disse que esses padrões são imprescindíveis para cumprir os objetivos políticos que a comunidade internacional está fixando para tentar diminuir o impacto do aquecimento global.


Tanaka lembrou que, segundo os estudos da AIE, entre 1973 e 2004 as melhorias em eficiência energética permitiram a seus países-membros reduzir em 56% o consumo de energia por unidade de produção.


A agência acredita que novas conquistas em eficiência energética podem significar cerca da metade do esforço necessário para cumprir o objetivo internacional de reduzir para 2050 as emissões de CO2 com relação ao nível de 2000, acrescentou.


Alan Bryden, encarregado de fazer uma síntese das mesas de trabalho da conferência, comentou que os padrões são necessários para a disseminação das tecnologias, e disse que é preciso fazer um esforço particular para avaliar o impacto do setor das tecnologias de comunicação e informação, que têm cada vez mais peso no consumo de eletricidade.


Bryden reconheceu que um dos problemas para o estabelecimento de padrões neste campo é que, em muitos casos, se referem a novas tecnologias, naturalmente, em transformação.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado